Dados do Trabalho
Título
ANGIOPLASTIA TARDIA DE ARTERIA DE RIM TRANSPLANTADO APOS REVASCULARIZAÇAO COMPLEXA DO ENXERTO DURANTE IMPLANTE
Introdução
A disfunção tardia do enxerto renal tem como uma de suas causas a estenose da artéria renal transplantada e se manifesta com o aumento das escórias associado a hipertensão arterial resistente. Descrevemos o caso bem sucedido de angioplastia de artéria renal principal e recuperação da função de rim transplantado já em contexto de exceção.
Relato do Caso
Paciente feminina 30 anos com doença renal terminal há 12 meses, foi submetida a transplante renal à direita de doador falecido em 23/08/22 com revascularização complexa de artéria polar inferior através de endarterectomia por eversão e angioplastia por balão pré implante em preparo do órgão. Evolui após 7 meses com piora das escórias, proteinúria e hipertensão de difícil controle. Realizado diagnóstico de estenose de artéria renal principal através de Ultrassom Doppler que mostrava aumento da velocidade e fluxo turbilhonar ao nível da anastomose. Biópsia do enxerto negativa para rejeição. Optado pela realização de angioplastia com stent.
Resultados
Realizado tratamento de estenose de artéria renal transplantada por via endovascular através de punção de artéria femoral esquerda, cateterismo de ilíaca direita e artéria renal do enxerto. Utilizado CO2 como meio de contraste e realizado angioplastia com stent balão expansível 5x19 e abertura completa da área de estenose pós anastomótico. A artéria polar, com anastomose em artéria epigástrica, permanecia pervea e sem lesões. A paciente evolui com melhora expressiva das escórias e da hipertensão arterial e se mantém sem terapia dialítica até o momento.
Discussão e Conclusões
A utilização de tratamento cirúrgico endovascular adjuvante em lesões vasculares tardias de rins transplantados oferecem aumento de sobrevida do enxerto sem riscos adicionais ao paciente, sendo uma solução à disfunção precoce por aterosclerose.
Palavras Chave
artéria renal, angioplastia com stent, obstrução da artéria renal, transplante de rim
Área
RIM - Complicações
Instituições
Rede D'Or São Luiz Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Luiza Máximo Cunha Pinto, Ricardo Ribas de Almeida Leite, Rivaldo José Melo Tavares, Felippe Luiz Guimarães Fonseca, Patrícia Elizabeth de Sá Finni, Claudia Gonçalves Fagundes Pereira