Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO TEMPO DE ESPERA PARA CONCLUSAO DO PROCESSO DE DOAÇAO DE MULTIPLOS ORGAOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE MINAS GERAIS

Introdução

Entre os motivos de recusa para a doação de órgãos, destaca-se o longo tempo de espera para a entrega do corpo a família. O processo envolve a realização dos exames de triagem, oferta dos órgãos, logística de transporte das equipes e captação. Essa pesquisa busca analisar o tempo de espera para a conclusão do processo de doação de múltiplos órgãos e tecidos em um Hospital Universitário de Minas Gerais.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo. Foram revisados 72 relatórios que representam 94,7% das doações ocorridas no Hospital em estudo, no período de 2018 a 2022. Excluídos dessa amostra as doações abortadas nos exames de triagem, 6,3% dos casos.

Resultados

Verificou-se na amostra analisada que o tempo médio de espera para a conclusão do processo apresentou os seguintes valores: 2018 – 21,4 hs; 2019 – 19,5 hs; 2020 - 32,4 hs; 2021 - 32,1 hs; e no ano de 2022 - 28,5 hs.

Discussão e Conclusões

Observou-se que em 2018 e 2019 o tempo para conclusão do processo de doação foram inferiores aos anos subsequentes. Possivelmente o aumento do tempo após 2020 está relacionado aos exames de triagem como PCR SARS COV2 e sorologias, e dificuldades na logística de transporte das equipes e captação.
A morosidade para a conclusão do processo de doação é entendida pelas famílias doadoras como um processo burocrático, demorado, desgastante e cansativo (SANTOS e MASSAROLLO, 2005). A literatura demonstra que o tempo de espera está relacionado a elevadas taxas de recusas familiares para a doação (COSTA et all, 2021; RODRIGUES et all, 2021). Logo, entende-se que é necessário um esforço conjunto entre CIHDOTTs e CETs para melhorar a experiência das famílias doadoras e reduzir as taxas de recusas relacionadas ao tempo de espera, agilizando a realização dos exames de triagem e organização da logística.

Palavras Chave

Obtenção de tecidos e órgãos; Morte encefálica; Transplante de órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA RITA BARRETO BERNARDES, LIDIANE NATALICIA COSTA ZAMBON, RENATA LEMOS DE SOUSA NETO, JANAINA LAMIN RESENDE, VIVIANE FARIA REZENDE