Dados do Trabalho
Título
LESAO BILATERAL DO NERVO FRENICO APOS TRANSPLANTE PULMONAR COM POSTERIOR RECUPERAÇAO DE FUNÇAO
Introdução
A incidência de lesão do nervo frênico após o transplante pulmonar varia de 3 a 40% com alta morbimortalidade associada. O diafragma contribui com 30 a 60% do volume corrente e o nervo frênico é o único suprimento motor. Apresentamos caso de lesão frênica pós transplante bilateral, mas de evolução satisfatória a longo prazo.
Relato do Caso
Paciente feminina, 44 anos, com doença pulmonar intersticial associada à artrite reumatóide, foi submetida a transplante pulmonar. Apresentava dispneia para atividades diárias, sem necessidade de oxigênio suplementar. Durante a cirurgia, gelo triturado foi usado para resfriar os enxertos durante o implante. Após o procedimento, a paciente desenvolveu paralisia diafragmática bilateral, com maior comprometimento do lado direito. Foi necessária traqueostomia e ventilação mecânica porém, gradualmente, houve recuperação parcial do diafragma esquerdo. A eletroneuromiografia realizada dois meses após o transplante revelou ausência de condução no nervo frênico direito e redução da atividade motora no nervo frênico esquerdo. Após três meses, a paciente passou a respirar sem pressão positiva, a traqueostomia foi removida e recebeu alta no 112° dia do procedimento, sem necessidade de oxigênio. Seis meses após o transplante, a prova de função pulmonar mostrou melhora significativa em relação aos valores prévios.
Resultados
Relato de caso único de paralisia diafragmática pós transplante
Discussão e Conclusões
Paralisia diafragmática é uma complicação do transplante pulmonar com alta morbimortalidade. O dano térmico causado pelo gelo é uma causa conhecida de lesão do nervo frênico. A recuperação gradual do diafragma após o transplante é possível. Em casos de dependência prolongada de pressão positiva, o tratamento cirúrgico com plicatura ou implante de marca-passo diafragmático pode ser considerado.
Palavras Chave
transplante pulmonar, paralisia diafragmática, lesão frênica
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
Evelyn Sue Nakahira, Emily Mie Arai, Fernanda You Chie Cheng, Enzzo de Almeida Gallafassi, Guilherme Vieira Carvalho, Oswaldo Gomes Jr, José Eduardo Afonso Jr, Marcos Naoyuki Samano