Dados do Trabalho


Título

A SUSPENSAO DA IMUNOSSUPRESSAO NO MANEJO DE RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL COM COMPLICAÇOES CRITICAS TEM IMPACTO NOS DESFECHOS CLINICOS DE LONGO PRAZO?

Introdução

Objetivo: avaliar o risco de rejeição aguda (RA) e perda do enxerto em receptores de transplante de rim (TxR) após sobreviverem a um evento crítico com necessidade de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) e o impacto do ajuste da imunossupressão nesses desfechos.

Material e Método

Coorte com 376 TxR sobreviventes de um evento crítico com necessidade de internação em UTI entre 2018-19 e que foram acompanhados por até 1 ano. Desfecho primário: RA + perda do enxerto. Os pacientes foram estratificados de acordo com o ajuste no regime imunossupressor durante o evento crítico: manutenção do regime (MANUT) e uso apenas de corticoide (CS). Analise multivariada: regressão de Cox.

Resultados

Os sobreviventes do evento crítico tinham 57,4 anos de idade, 61,4% eram homens e 42,8% recebiam tacrolimo + micofenonalto + prednisona como esquema de manutenção. Os escores SOFA e SAPS3 na admissão da UTI eram 4 e 45, respectivamente. A maioria tinha injúria renal aguda (60,6%, IRA), 19,1% necessitaram de terapia renal de substituição e 53,5% ficaram em uso apenas de CS. A incidência acumulada do desfecho primário foi de 12,5%. Na análise multivariada, o desfecho primário esteve associado ao tipo de admissão (cirúrgica vs. clínica, HR=0.08, p=0,02), RA prévia (HR=8,04, p<0,001), IRA (HR=7,65, p<0,001) e o SOFA (HR=1,23; p<0,001). A incidência de RA foi de 4,3%. Comparado com MANUT, o grupo CS não apresentou maior incidência de RA (5,7 vs. 3,0%, p=0,19) ou perda do enxerto (8,0 vs. 10,9%, p=0,33). Na análise multivariada, RA após a alta da UTI esteve associada com idade (HR=0,96; p=0,03) e RA prévia à internação (HR=16,5; p<0,001).

Discussão e Conclusões

Ajuste na imunossupressão durante internação em UTI por um evento crítico em pacientes TxR não está associada com maior risco de RA ou perda do enxerto em até um ano de seguimento.

Palavras Chave

Transplante renal; unidade de terapia intensiva; rejeição aguda.

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital do Rim - Fundação Oswaldo Ramos - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA B PERUZZO, LUANA O C MOTA, JOÃO CARVÃO, FILIPA CORTE-REAL, RENATO D FORESTO, JOSE MEDINA-PESTANA, LUCIO REQUIAO-MOURA