Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO DE CUFF ATRIAL EM ENXERTO PULMONAR DEVIDO LESAO VASCULAR POR EXTRAÇAO INADEQUADA DE PULMAO PARA TRANSPLANTE

Introdução

Demonstração de técnica de reconstrução de cuff atrial para viabilizar transplante de pulmões inviabilizados por lesão vascular durante a captação de órgãos.

Relato do Caso

Paciente masculino, 29 anos, submetido a transplante pulmonar bilateral devido à fibrose cística. Durante a captação, o coração também foi extraído para outro receptor. O pulmão direito a ser implantado apresentava veias pulmonares separadas de margem adequada de “cuff” atrial. Optou-se pela reconstrução do cuff utilizando um patch de pericárdio do doador e sutura contínua. Sua anastomose ao átrio esquerdo, por sua vez, não teve complicações e o transplante bilateral foi realizado conforme a técnica cirúrgica estabelecida. O paciente apresentou boa evolução pós-operatória, sem complicações relacionadas às anastomoses vasculares, já em seguimento tardio pós transplante.

Resultados

A reconstrução de cuff atrial permitiue a utilização do enxerto pulmonar com lesão vascular de forma segura e sem complicações adicionais.

Discussão e Conclusões

Devido à raridade dos casos, as complicações a longo prazo da reconstrução de cuff atrial ainda são desconhecidas. Em uma série de 17 casos de reconstrução, não houveram óbitos relacionados a complicações da anastomose venosa, e a reconstrução não afetou a sobrevida de 5 anos dos pacientes. Órgãos com cuff atrial insuficiente são considerados marginais para o transplante, ressaltando a importância da disseminação da factibilidade da reconstrução para aumentar o aproveitamento dos órgãos doados.

Palavras Chave

transplante pulmonar, lesão vascular, cuff atrial, reconstrução vascular, extração pulmonar

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Evelyn Sue Nakahira, Emily Mie Arai, Fernanda You Chie Cheng, Enzzo de Almeida Gallafassi, Thiago Carvalho Gaudio, Guilherme Vieira Carvalho, Oswaldo Gomes Jr, Jose Eduardo Afonso Jr, Marcos Naoyuki Samano