Dados do Trabalho
Título
METAS COMO INDICADOR DE MONITORAMENTO DO SISTEMA ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ
Introdução
O estabelecimento de metas é fundamental para o acompanhamento de uma instituição. Elas fornecem direcionamento, medem desempenho, motivam, orientam o planejamento e impulsionam a melhoria contínua. Ao estabelecer metas claras e alcançáveis, a instituição alcança melhores resultados. Apoiado neste conceito e diante do crescimento do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), foi necessário reavaliar e elaborar um planejamento mais eficiente.Em 2017 a adoção de metas e monitoramento em tempo real, passou a conduzir ações direcionadas e focadas em fragilidades detectadas nas OPOs.
Material e Método
Para construir as metas foi utilizado uma série de dados a partir de 2010 permitindo identificar o desempenho das OPOs neste tempo estipulado. A capacidade de notificação de cada região contou com análises e cruzamento de dados de diversas bases como o SIM, TABWIN, IBGE e outras afins. As metas elaboradas seguiram o conceito SMART onde foram definidas metas S-específicas, M-mensuráveis, A-alcançavéis, R-relevantes e T-temporais.
Resultados
Foram elaboradas metas para cada OPO como base de análise de desempenho. As metas foram propostas considerando a população regional permitindo adequar a meta para cada OPO regional e sua realidade.
Discussão e Conclusões
O SET/PR entende que com um número limitado de notificação, devido a população do estado e seu perfil, é de suma importância realizar análises das notificações de maneira rápida e eficaz, comparar padrões e buscar o objetivo pré-definido pelas metas para crescer dentro das possibilidades, atingindo a excelência no processo de doação e captação com uma gestão inteligente. O uso de metas para o SET/PR é de caráter instrutivo e não punitivo, são utilizadas para incentivar as equipes e a análise situacional da capacidade das OPOs para propor melhorias e destinação de recursos.
Palavras Chave
Desempenho; Indicadores; Incentivo; Metas;
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Central Estadual de Transplantes do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
JULIANA RIBEIRO GIUGNI, ALTAIR VON STEIN JUNIOR, TALITA COSTA GOUVEA PEREIRA