Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA SARCOPENIA NA RECIDIVA DO CARCINOMA HEPATOCELULAR APOS O TRANSPLANTE DE FIGADO

Introdução

A sarcopenia (SA) é definida como perda de massa muscular. Além da quantidade a qualidade da massa muscular também desempenham um papel importante no resultado do transplante hepático. Nesse contexto, o termo mioesteatose (MI) é utilizado para caracterizar o aumento da proporção de gordura intermuscular e intramuscular.

Material e Método

Trabalho restrospectivo analítico de todos os pacientes com carcinoma hepatocelular submetidos ao Transplante de Fígado TF no HCFMUSP, no período de 2008 até 2018 por carcinoma hepatocelular (CHC). A atenuação do psoas direito (PAt) foi medida em unidades Hounsfield no nível da terceira vértebra lombar. O volume parcial do psoas direito (PV) foi medido até o nível da crista ilíaca, pois é capturado em imagens do abdome superior. SA e MI foram definidas com base nos valores medianos encontrados em cada parâmetro aferido.

Resultados

A amostra do nosso estudo incluiu uma coorte de 206 receptores de transplante de fígado de doador falecido para CHC. A duração mediana do seguimento foi de 4,83 anos (IQR 2,35–7,82 anos; mínimo de 0,1 ano e máximo de 11,20 anos). A sobrevida global foi de 84% em 1 ano e 75% em 3 anos.A SA não teve impacto na sobrevida global (p<0,68) ou na sobrevida livre de doença (p<0,679) nesta coorte. O valor contínuo da atenuação do psoas associou-se negativamente ao risco de recorrência de CHC (p=0,017). Houve 16 pacientes (7,76%) com recidiva de CHC. A análise univariada para recorrência do CHC identificou invasão micro e macrovascular, AFP pré-operatória maior que 200, tamanho do CHC, estadiamento patologico dora do CM e MI como fatores de risco significativos. A análise multivariada confirmou apenas a MI como fator de risco independente, HH 5,88, IC95% de 1,52 ; 25, e p=0,005.

Discussão e Conclusões

A MI está associada a recidiva do CHC após o TF.

Palavras Chave

transplante de figado; carcinoma hepatocelular; sarcopenia

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

REGIS OTAVIANO FRANCA BEZERRA, RAFAEL SOARES PINHEIRO, TIAGO M MAGALHÃES, ALLANA CHRISTINA FORTUNATO, LIEGE TAMBELINI, GUSTAVO CONTI, LUCAS SOUTO NACIF, VINICIUS ROCHA-SANTOS, DANIEL REIS WAISBERG, RODRIGO BRONZE MARTINO, LILIANA DUCATTI, RUBENS MACEDO ARANTES, MATHEUS FF AGUIAR, WELLINGTON ANDRAUS, MANOEL SOUZA ROCHA, GIOVANNI GUIDO CERRI, LUIZ AUGUSTO CARNEIRO D’ALBUQUERQUE