Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇAO DA COMISSAO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE (CIHDOTT) PARA AUMENTO DA TAXA DE DOAÇAO – UMA ANALISE DE INDICADORES.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo explorar a análise dos indicadores da atuação da CIHDOTT do Hospital Santa Casa de Maringá - Paraná. No ano de 2018, a taxa de conversão para doação de órgãos neste serviço era de 69,2%.

Material e Método

Com o intuito de aperfeiçoar tal processo de cuidado, foi levantado o histórico dos protocolos de morte encefálica no período de 2018-2022 (n=190), e por meio de análise retrospectiva foram identificados os motivos das recusas e estratégias adotadas pela equipe especializada até então.

Resultados

Pode-se observar que o horário da entrevista familiar, o nível de vinculação equipe-família e desgaste gerado pelo tempo de internação poderiam ser fatores negativos à tomada de decisão em contexto de crise. Por meio de iniciativas de melhor capacitação da equipe, como treinamentos, prática do debriefing ao final de cada protocolo, além do fortalecimento de ações em equipe multiprofissional, observou-se um alcance maior no que diz respeito ao vínculo/amparo familiar. Sendo reconfigurado o processo, o que contemplou a mudança no horário da entrevista familiar (priorizando o período diurno) e a condução da abordagem pela equipe com maior vínculo com os familiares, contando ainda com a participação da psicóloga, observou-se aumento de 33% na taxa de conversão (2019 – 82,6%; 2020 – 82,7%; 2021 – 86,9%; 2022 – 92,3%).

Discussão e Conclusões

Diante disso, além de oportunizar um melhor acolhimento às famílias com uma equipe mais capacitada, otimizar os leitos de UTI e reverter mais recursos financeiros para Instituição, foi possibilitado uma maior oferta no número de órgãos e tecidos, o que pode reverberar numa redução na espera por um órgão, podendo contribuir para uma melhor qualidade de vida da população que aguarda um transplante.

Palavras Chave

Morte encefálica; doação de orgãos; indicadores de processo; equipe multidisciplinar.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maringá - Paraná - Brasil

Autores

RENATA MANHOLER DOS SANTOS, BRUNA PORTES MACIEL