Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE DE ORGAOS SOLIDOS: ANALISE PROATIVA DE RISCOS PARA MELHORIA NA SEGURANÇA DOS PACIENTES

Introdução

O Brasil é o segundo maior transplantador de órgãos do mundo, com predomínio no estado de São Paulo, sendo o Einstein responsável por 195(7%) desse total em 2022. O transplante representa a última possibilidade de vida para pacientes com diagnóstico de perda funcional do órgão. Porém, o número de doações e transplante efetivo é insuficiente para atender a todos. A problemática possui causas multifatoriais, como: ofertas insuficientes, manutenção do doador e variação no processo de captação e implante.

Material e Método

Em janeiro/2022, através da metodologia Lean foram mapeadas as principais atividades que envolvem o atendimento do paciente, desde o cadastro no Sistema Nacional de Transplante até o transplante efetivo, e submetidas a análise de riscos por meio da ferramenta What if com o objetivo de priorizá-los através da classificação em níveis baseado na frequência e consequência, em 1 ano.

Resultados

Identificados 101 riscos, distribuídos segundo a sua classificação por nível de prioridade, sendo 9(9%) baixo, 7(7%) moderado, 27(27%) alto e 58(57%) críticos (predominantes nas fases de recebimento do órgão, pré-operatório e separação de materiais para captação). Propostas melhorias, como: padronização de processos comuns entre os diferentes órgãos, implementação de um núcleo para apoio às etapas desde a oferta ao implante, revisão de estoques mínimos-máximos de materiais/insumos, e treinamento, compondo um plano de 55 ações, e implementação de 31(56%) até junho/2023. Devido à complexidade dos processos, foi necessária ampliação do prazo de conclusão para 2 anos.

Discussão e Conclusões

Realizada repontuação cega dos níveis de riscos a partir das ações implementadas e evidenciado deslocamento de 21(36%) riscos críticos, sendo 17 para o nível alto, 3 para moderado e 1 para baixo.

Palavras Chave

Segurança do Paciente; Medição de Riscos; Transplante de Órgãos; Melhoria de Qualidade

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

LILIANE APPEL, HELOISA BARBOZA PAGLIONE, JOSÉ EDUARDO AGONSO JUNIOR, JESSICA MARTINS LANZONI, ALESSANDRA BOKOR, DEBORA ALONSO LEITE, VANESSA JOSEFA DA SILVA, EDERSON HAROLDO PEREIRA DE ALMEIDA, FERNANDA PAULINO FERNANDES, RENATA RAFAELLA SANTOS TADEUCCI, LUCIANA CARVALHO MOURA TRALLI