Dados do Trabalho


Título

O Impacto do Jardim do Doador de Órgãos: um estudo com famílias doadoras em um hospital do Rio de Janeiro.

Introdução

A doação de órgãos ainda parece um tabu, por apropriar-se do corpo de uma pessoa(doador), a fim de atender aos projetos de vida de outra pessoa desconhecida(receptor) Silva et al., (2021). O objetivo deste trabalho, é a realização de uma inovação tecnológica envolvendo cuidados em saúde, O Jardim do Doador de Órgãos (Silva, 2016). Ao final do processo de acolhimento e a doação de órgãos, equipe e famílias realizam um ritual de partida envolvendo um plantio de um Jasmim brando.

Material e Método

Trata-se um estudo qualitativo transversal longitudinal e, análise do fenômeno situado com 400 famílias em assistência social hospitalar envolvendo M.E. Foram utilizadas entrevistas semi estruturadas no momento da entrevista e acolhimento familiar in loco.

Resultados

Os resultados apontam que o Jardim do Doador de Órgãos oferece uma interpretação mais positiva à tragédia vivenciada. Ao final do processo de acolhimento e a doação de órgãos, equipe e famílias realizam um ritual de partida envolvendo um plantio de um Jasmim brando.

Discussão e Conclusões

Os resultados apontam que o Jardim do Doador de Órgãos oferece uma interpretação mais positiva à tragédia vivenciada (Silva & Hernandez, 2023). Ao final do processo de acolhimento e a doação de órgãos, equipe e famílias realizam um ritual de partida envolvendo um plantio de um Jasmim brando.O trabalho do psicólogo exclusivo nas Comissões Intra hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, pode sobremaneira trazer alívio para os sintomas frente as situações de luto e choque para as famílias que tem seu ente querido com diagnóstico de Morte Encefálica. O profissional psicólogo pode mediar, orientar dar suporte e criar canais de decisão entre o luto e a doação usando seu conhecimento e saberes plurais. Uma mediação orientada pelo acolhimento, eixo central do seu trabalho.

Palavras Chave

Doação de órgãos e tecidos; Psicologia em saúde; Resiliência psicológica e Inovação tecnológica.

Área

MULTIDISCIPLINAR – Psicologia

Instituições

UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LUIZ ANTONIO SILVA