Dados do Trabalho


Título

TEMPO DE ESPERA EM LISTA PARA TRANSPLANTE HEPATICO, PARA PACIENTES COM CHC - ESTUDO RETROSPECTIVO DE 2008-2022.

Introdução

As neoplasias de fígado representam 4,4% das doenças neoplásicas em esfera global, ocupando a 6ª posição de causa de mortes por câncer no mundo. O CHC (carcinoma hepatocelular) corresponde a 90% dos casos neoplásicos de fígado. O TxF é a principal terapia para o CHC. O paciente é listado por MELD porém devido sua condição de ser portador de CHC, o mesmo tem critérios para Situação Especial, o que garante uma pontuação extra na fila de transplantes.

Material e Método

Estudo descritivo retrospectivo e quantitativo, realizado através de levantamento de dados eletrônicos nos anos de 2008 a 2022.

Resultados

No serviço de transplante do HC-UNICAMP, tivemos 258 pacientes transplantados por CHC nos anos de 2008-2022. O tempo de espera em lista para transplante foram divididos em 3 grupos, grupo 1- transplantes realizados em até 6 meses após a inscrição na lista estadual de transplantes, grupo 2- transplantes realizados entre 7-12 meses de espera na lista, e grupo 3- pacientes que transplantaram após 12 meses de inscrição em lista. No grupo 1 tivemos 150 transplantes realizados com até 6 meses de espera após a inscrição na lista de transplantes, no grupo 2 tivemos 82 transplantes realizados com espera de 7 a 12 meses em lista de espera, e no grupo 3 tivemos 26 transplantes realizados com tempo de espera em lista maior que 12 meses.

Discussão e Conclusões

O tempo de espera em lista para transplante tem impacto importante na mortalidade de pacientes pré TxF e na sua sobrevida.

Palavras Chave

lista de transplante, CHC, transplante hepático

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA PAULINA ELIAS, TALITA OLIVEIRA COLADO, CELIA REGINA SOUZA, ILKA DE FATIMA FERREIRA SANTANA BOIN