Dados do Trabalho


Título

INCIDENCIA DE TRANSPLANTES HEPATICOS REALIZADOS EM 2022 NO HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP: MELD VERSUS SITUAÇOES ESPECIAIS

Introdução

O transplante de fígado tem proporcionado tratamento para inúmeros pacientes portadores de doença hepática terminal. Em 2006 o Brasil adotou o sistema de ordenação de lista de espera por gravidade baseado no MELD (Model End-Stage Liver Disease). Diferentes etiologias podem refletir em diferentes Score de MELD, em algumas delas o escore subestima o risco de mortalidade, para ajustar esse risco de mortalidade em lista de espera existem situações especiais que recebem pontos de ajuste ao score de MELD.

Material e Método

Pesquisa de caráter quantitativo, retrospectivo, realizado através de levantamento de dados estatísticos da Unidade de transplante hepático da Unicamp (transplante realizado em 2022 SE x MELD). Os dados foram planilhados eletronicamente e realizado gráficos.

Resultados

No ano de 2022 foram realizados 32 transplantes no HC - Unicamp, destes 18 transplantes por CHC (hepatocarcinoma), 4 transplante por Ascite Refratária, 2 transplantes do CEP (colangite esclerosante primária), 4 transplante com priorização por TAH (trombose de artéria hepática) e 2 transplantes realizado por Encefalopatia hepática e 2 transplante realizado por MELD.

Discussão e Conclusões

No ano de 2022 tivemos uma queda na realização de transplantes no geral em relação aos anos de 2020 e 2021 e consequentemente houve uma queda no número de transplantes realizados por MELD visto que grande parte dos pacientes inscritos possuíam critérios de pontuação por Situação Especial.

Palavras Chave

MELD, Situação Especial, Transplante hepático

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA PAULINA ELIAS, TALITA OLIVEIRA COLADO, CELIA REGINA SOUZA, ILKA DE FATIMA FERREIRA SANTANA BOIN