Dados do Trabalho
Título
QUAIS SAO OS INDICADORES DE QUALIDADE UTILIZADOS NO PROCESSO DE DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS?
Introdução
É essencial demonstrar a qualidade dos serviços de doação de órgãos e tecidos. Entretanto, parece não haver consenso sobre os indicadores específicos e sensíveis que devem ser utilizados para esse fim. O objetivo do estudo é analisar a literatura científica sobre indicadores para monitorar a qualidade do processo de doação de órgãos e tecidos para transplante.
Material e Método
Revisão de escopo seguindo a metodologia proposta pelo JBI com pesquisas na MEDLINE, CINAHL, Embase, Scopus, Web of Science, Business Source Complete, Biblioteca Virtual em Saúde; e a literatura cinzenta foi pesquisada no Google Scholar, em bibliotecas de teses e dissertações nacionais e internacionais e nos sites de organizações de doação e transplante e de qualidade. A triagem dos estudos foi realizada em pares, com atenção aos critérios de elegibilidade. Os dados foram extraídos por meio de variáveis específicas e apresentados em categorias de acordo com a tríade avaliativa estrutura, processo e resultado e pelos pilares da qualidade propostos por Avedis Donabedian e pelo Institute Of Medicine (IOM).
Resultados
Foram identificados 3.182 registros. Desses 2.249 (70,7%) registros, os títulos e resumos foram lidos após a identificação de duplicatas, e 220 (6,9%) documentos foram incluídos para a segunda etapa de leitura do texto completo. Após a leitura e a busca de referências, 41 (1,2%) documentos foram incluídos. Foram identificadas 405 menções a indicadores de qualidade, a maioria publicados na Espanha e nos Estados Unidos.
Discussão e Conclusões
Há uma grande variação na nomenclatura e na definição dos indicadores de qualidade na doação de órgãos e tecidos. Foi identificado um déficit na disponibilidade de informações sobre os indicadores.
Palavras Chave
indicadores de qualidade, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Avaliação em Saúde, Enfermagem.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo (EEUSP) - São Paulo - Brasil, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
RAFAEL RODRIGO DA SILVA PIMENTEL, DAISY MARIA RIZATTO TRONCHIN, MARCELO JOSÉ DOS SANTOS, MARISTELA SANTINI MARTINS, FABIANA LOPES PEREIRA SANTANA, ÁGATA NUNES BRITO