Dados do Trabalho


Título

CREDENCIAMENTO DE CIHDOTT JUNTO A CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES: EXPERIENCIA DE 5 ANOS

Introdução

A CIHDOTT deverá ser instituída por ato formal da direção de cada estabelecimento de saúde, deverá estar vinculada diretamente à diretoria médica das instituições e possuir no mínimo três membros.

Relato do Caso

A Central de Transplantes da Bahia desde dezembro de 2017 instituiu como obrigatório que os hospitais que preenchem os pré requisitos para formação de CIHDOTT solicitem credenciamento junto o órgão. O referido processo é composto por três etapas e tem validade de dois anos, quando deve ser renovado.
O processo de credenciamento consiste de uma etapa documental, a segunda de treinamento e a terceira de implementação de fluxos e disseminação da temática na instituição credenciada. A instituição recebe certificado e cada profissional recebe um botom que o identifica como membro da comissão.

Resultados

Passado cinco anos da implantação da rotina que torou obrigatório o credenciamento das CIHDOTT junto aa CET - BA, o estado registra uma crescente no número de comissões credenciadas e cerca de 80% dos hospital com perfil já possem a certificação.
Toda unidade transplantadora para credenciamento da instituição ou renovação precisa apresentar a certificação da CIHDOTT valida, bem como para receber o recurso FAEC referente s ações executadas tambem se fz necessário a certificação.
Após receer a certificação as omissões são monitoradas e estimuladas para o cumprimento de suas metas e as Organizações de Procura de Órgãos participam ativamente deste processo.

Discussão e Conclusões

No período do estudo foi possivel observar uma maior interação dos hospitais com as OPOs e a CET - Ba o que ocasionou no registra da elevação das notificações de morte encefálica e das doções efetivadas, bem como dos transplantes, em especial o tx renal, redução das inconformidades e uma maior segurança para o processo, além da redução de custos.

Palavras Chave

Doaçao de Órgãos, CIHDOTT, Transplante

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Central Estadual de Transplantes da Bahia - Bahia - Brasil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

AMERICA CAROLINA BRANDÃO DE MELO SODRE, FABRIZIO GOES, REGINA HELENA DE JESUS VASCONCELOS, ERALDO SALUSTIANO DE MOURA