Dados do Trabalho
Título
SENTIMENTOS DELICADOS E DIFICEIS QUE ACLODEM DURANTE O ACOLHIMENTO E A ENTREVISTA FAMILIAR PARA DOAÇAO DE ORGAO E AS ESTRATEGIAS ADOTADAS.
Introdução
Ao atuarem no processo de doação, os profissionais estão sujeitos a vivenciar sentimentos e emoções que eclodem de todas as partes. Lidar com a finitude do paciente, comunicar más notícias aos familiares, acolhê-los no momento da dor da perda do seu ente querido e ofertar-lhes a possibilidade da doação de órgãos e/ou tecidos pode ser muito desafiador, pois, além de toda a delicadeza do momento, cada família é única e terá a sua manifestação de forma muito singular.
Material e Método
Este artigo integra a pesquisa de mestrado intitulada “Tecendo etapas na doação de órgãos e tecidos para transplantes: experiências profissionais na pandemia do Novo Coronavírus no nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo com base na metodologia qualitativa descritiva que almejou apresentar as experiências reveladas pelos profissionais que atuam no processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.
Resultados
Neste momento, pedimos que os entrevistados narrassem as estratégias adotadas para lidar com os sentimentos delicados que surgem na sua prática profissional durante o processo de doação de órgãos. Os achados possibilitaram trabalhar com as duas subcategorias: estratégias para lidar com sentimentos dos familiares e estratégias para lidar com os seus próprios sentimentos.
Os participantes do presente estudo evidenciam a complexidade para lidar com o cenário da morte – em especial, eles trouxeram de forma clara o quão mobilizador é quando se deparam com a dor das famílias enlutadas.
Discussão e Conclusões
Conclui-se que a comunicação de más notícias no processo de doação é uma problemática de relevância que merece convocar debates para repensar a formação dos profissionais da saúde.
Palavras Chave
Doação de órgãos e tecidos, profissionais, entrevista, transplantes
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
AMERICA CAROLINA BRNDAO DE MELO SODRE, MARIA CONSTANÇA CAJADO VELOSO