Dados do Trabalho


Título

AVANÇOS NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO RECEPTOR DE TRANSPLANTE DE FIGADO: REVISAO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Introdução

O transplante hepático demanda assistência especializada devido à sua complexidade e às possíveis complicações associadas. Nesse contexto, o enfermeiro desempenha um papel fundamental na equipe multiprofissional ao fornecer cuidados assistenciais, educacionais e holísticos aos receptores de transplante hepático. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a assistência de enfermagem ao receptor de transplante de fígado no período pós-operatório.

Material e Método

Realizada revisão integrativa da literatura. A busca por estudos foi conduzida nas bases de dados LILACS, PubMed, CINAHL e Embase. Após a remoção de duplicatas, a seleção dos estudos foi realizada em duas fases, com reuniões de consenso para resolver conflitos. Os dados foram extraídos e analisados descritivamente.

Resultados

Dos 503 registros identificados, foram selecionados 15 estudos para a síntese de conhecimento, abordando complicações, autogerenciamento, diagnósticos de enfermagem e manejo pós-operatório. Os estudos destacaram comportamentos autorreguladores e de autocuidado, ressaltando a importância da mudança intencional, busca de informações e resolução de problemas. A enfermagem teve ênfase na prevenção de complicações e na educação dos pacientes. Foram observadas complicações pós-operatórias, principalmente infecções, e baixa adesão à terapêutica medicamentosa.

Discussão e Conclusões

A autogestão e o cuidado efetivo são fundamentais no pós-transplante de fígado. A identificação de comportamentos autorreguladores, promoção da adesão à terapêutica medicamentosa e suporte contínuo são essenciais para melhorar os desfechos e a qualidade de vida dos pacientes. A enfermagem desempenha um papel crucial na educação, prevenção de complicações e apoio aos pacientes e cuidadores nessa jornada complexa.

Palavras Chave

Transplante de Fígado; Assistência de Enfermagem; Período Pós-operatório; Revisão de Literatura.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ISABELLA BEDINELO FERREIRA, NATALY MIEKO NAKANO, ANA RAFAELA FILIPPINI LOPES, CAROLINA FRANCIELLI SOARES BENEDETTI, MARIA LUISA DIAS SCARSO VILLELA, CRISTINA MARIA GALVÃO, KARINA DAL SASSO MENDES