Dados do Trabalho
Título
ANALISE DOS NUMEROS DO PROCESSO DE DOAÇAO DE UMA ORGANIZAÇAO DE PROCURA DE ORGAOS DA AMAZONIA BRASILEIRA
Introdução
Para manter a regularidade e isonomia do processo da doação e transplante de órgãos, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Rondônia (RO) organiza a logística envolvida no processo, bem como faz a coleta e computa os dados referentes ao estado, fato que motivou este trabalho a observar os números obtidos e analisar se existem correlações causais entre eles.
Material e Método
Trata-se de um estudo descritivo de delineamento transversal, realizado a partir de dados eletrônicos registrados de 2012 a 2022 pela OPO em Rondônia.
Resultados
Em RO, de 2012 a 2019, cresceu o número de doadores efetivos (pmp) de 6,1 para 13,7 e reduziu o percentual de recusa das entrevistas familiares de 48% para 20%. Porém, em 2020, os doadores efetivos (pmp) caíram para 3,9% e o percentual de recusas subiu para 60%. Todavia, em 2022, o número de doadores efetivos (pmp) alcançou 19,8 e o percentual de recusas, 44%. Ainda, houve acréscimo no número de notificações de potenciais doadores (pmp) de 27,5 para 95,5 entre 2012 e 2022. Em 2022, ocupou o primeiro lugar por estado da região Norte em números (pmp) de notificações e doadores efetivos, e a nível nacional, o quarto em notificações (pmp).
Discussão e Conclusões
Em 2012, início do serviço no estado, observou-se, portanto, números mais baixos. Com a pandemia do Covid-19, 2020 foi marcado por evidente redução nos números analisados, fato que corrobora com os dados nacionais da ABTO. Ao longo dos anos, a ampliação da equipe da OPO, a estruturação e evolução de CIHDOTTs com carga horária específica para desempenhar as atividades, bem como controle e análise dos indicadores, implantação do acolhimento familiar por equipe especializada, associado às campanhas de sensibilização da população permitiram o aumento nos números observados, parecendo acompanhar boa parte do descrito em literatura.
Palavras Chave
Indicadores; Doadores efetivos; Transplante.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
UNIR - Rondônia - Brasil
Autores
ALCILENE OLIVEIRA DOS SANTOS BOECHAT, ANA LAURA TERCIOTTI, ALESSANDRA GONÇALVES BAAKLINI, MELISSA DO VALE MARTINS, ERIKA FERNANDA FERNANDES DA SILVA