Dados do Trabalho
Título
CAUSAS PARA NAO EFETIVAÇAO DAS DOAÇOES DE ORGAOS NA AMAZONIA OCIDENTAL NO ANO DE 2022
Introdução
O processo de doação-transplante envolve uma série de etapas, que cursam desde a identificação do potencial doador à efetivação do transplante. Diversos fatores podem interferir na efetivação da doação de órgãos, tornando-os inviáveis para transplante. Partindo desse princípio, cada etapa deve ocorrer de forma adequada e quaisquer alterações logísticas ou clínicas podem comprometer o evento como um todo, sendo que, se identificados previamente, podem ser corrigidas, amplificando os índices de sucesso. Portanto, objetiva-se identificar as principais causas da não efetivação das doações e fatores que as influenciam.
Material e Método
Este trabalho abrange uma análise descritiva transversal por meio das notificações e prontuários registrados pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Rondônia, no ano de 2022.
Resultados
Nesta avaliação, observou-se os motivos para a não efetivação das doações, os quais estão relacionados a falta de equipe (7,14%), ausência de aeronave (7,14%), parada cardiorrespiratória antes da captação (7,14%) e sorologia positiva para o Covid- 19 (14,2%), inviabilizando a doação. Todavia, o principal motivo é o ranking esgotado (64,2%) que consiste na oferta dos órgãos a nacional, mas não há o aceite dos demais estados, justificado, por vezes, pelas condições clínicas e físicas do doador e problemas relacionados à logística.
Discussão e Conclusões
A pesquisa concluiu que a principal razão para a não concretização das doações é o esgotamento do ranking, relacionado a inúmeros motivos, desde a condição clínica dos doadores como a falta de equipe. No entanto, empecilhos de logística, infraestrutura e transporte são os mais prevalentes, permitindo que muitos órgãos em boas condições sejam descartados , mesmo com a elevada fila de espera. Portanto, ainda são muitos os desafios para os sucesso dos transplantes.
Palavras Chave
Doação de órgãos; Transplante; Insucesso.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
UNIR - Rondônia - Brasil
Autores
MELISSA DO VALE MARTINS, ALCILENE OLIVEIRA DOS SANTOS BOECHAT , JONAS LEITE DE SOUZA FILHO , ERIKA FERNANDA FERNANDES DA SILVA