Dados do Trabalho
Título
PERFUSAO HIPOTERMICA OXIGENADA (HOPE) PROLONGADA PARA CASOS COMPLEXOS DE RETRANSPLANTE DE FIGADO
Introdução
Períodos curtos de máquina de perfusão hipotérmica oxigenada (HOPE) beneficiam o transplante de fígado de doador de critérios estendidos. Portanto, publicações recentes passaram a buscar maior duração da perfusão e ampliar os critérios de utilização do HOPE com base nas características desfavoráveis do receptor.
Relato do Caso
Descrevemos o uso da técnica HOPE com maior duração relatada para um caso de retransplante de fígado cirurgicamente complexo. O fígado preservado com HOPE por 11 horas e 20 minutos foi transplantado com sucesso, sem a ocorrência de disfunção precoce do enxerto.
Resultados
O paciente evoluiu com lesão renal aguda no pós-operatório sem necessidade de terapia renal substitutiva. Não houve outras complicações pós-operatórias maiores avaliadas pela classificação de Clavien-Dindo, e o paciente recebeu alta hospitalar dez dias após a cirurgia. Um ano após o transplante, os exames hepáticos encontram-se dentro da normalidade.
Discussão e Conclusões
Este caso demonstra que embora mais evidências sejam necessárias; O HOPE por um tempo prolongado pode ser uma ferramenta para facilitar o transplante de receptores de retransplante de fígado de alto risco com segurança, expandindo o pool restrito de órgãos doadores.
Palavras Chave
Máquina de perfusão hepática; HOPE; Doação de órgãos; Preservação de órgãos;
Área
FÍGADO – Registros/Resultados do Centro
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
Amanda Pinter Carvalheiro da Silva Boteon, Marisa Rafaela Damasceno Lima, Bianca Della Guardia, Yuri Longatto Boteon