Dados do Trabalho
Título
A MAQUINA DE PERFUSAO HIPOTERMICA OXIGENADA (HOPE) PARA O TRANSPLANTE NA INSUFICIENCIA HEPATICA CRONICA AGUDIZADA
Introdução
A insuficiência hepática crônica agudizada (ACLF) é uma condição altamente prevalente associada à alta mortalidade. Embora o transplante hepático seja a opção de tratamento para pacientes selecionados, há evidências que a má qualidade do enxerto é um preditor de pior prognóstico nesse cenário.
Relato do Caso
Relatamos o caso de um homem de 22 anos com cirrose por hepatite autoimune em ACLF-2 (falha hepática e de coagulação) e pontuação MELD-Na de 40. Após oito dias, o MELD-Na foi 42, e uma oferta de doador de critérios estendidos foi recebida com um índice de risco de doador de 2,79. A perfusão hipotérmica oxigenada (HOPE) iniciou após 06h19 min de isquemia fria e durou 5h19min. A flavina mononucleotídeo (FMN) foi medida no perfusato e revelou um valor baixo após 30 minutos de perfusão (3.097 A.U.). Colicistite aguda foi diagnosticada no intraoperatório, e a tromboelastometria rotacional demonstrou uma "linha-reta".
Resultados
O transplante transcorreu sem intercorrências, sem síndrome pós-reperfusão e, segundo os critérios de Olthoff, o paciente não desenvolveu disfunção precoce do enxerto. Ele desenvolveu lesão renal aguda, necessitando de terapia renal substitutiva. A função renal foi recuperada e ele recebeu alta 13 dias após a cirurgia. No ambulatório, após 1 ano, apresentou enzimas hepáticas dentro da normalidade.
Discussão e Conclusões
Este caso ilustra a utilização do HOPE para permitir o transplante seguro de um enxerto de critério estendido em um paciente ACLF-2 com alto MELD-Na. A perfusão da máquina pode ser uma ferramenta segura para agilizar o transplante no cenário ACLF.
Palavras Chave
Máquina de perfusão hepática; HOPE; Doação de órgãos; Preservação de órgãos;
Área
FÍGADO – Registros/Resultados do Centro
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
Amanda Pinter Carvalheiro da Silva Boteon, Marisa Rafaela Damasceno Lima, Bianca Della Guardia, Yuri Longatto Boteon