Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA COVID-19 NOS TRANSPLANTES EM UM HOSPITAL ESCOLA NO SUL DO PAIS
Introdução
Os primeiros casos de infecção COVID-19 no mundo foram descobertos em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. A doença é transmitida por inalação ou contato direto com gotículas do contaminado, que pode ser leve, grave ou crítica. Em março de 2020 o RS notificou o primeiro óbito pela COVID-19, logo seguido de dados alarmantes, quando foi declarada a pandemia mundial. O momento vivenciado fez com que o número de doações de órgãos diminuísse, afetando os transplantes mundialmente. Como o Brasil é um dos países que mais realiza transplantes de órgãos no mundo, através do Sistema Único de Saúde (SUS), isso também afetou muito os pacientes em lista de espera para receber órgãos.
Material e Método
Demonstrar o impacto da pandemia nos transplantes realizados em um hospital escola no sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, analisando dados sobre o número de transplantes durante a pandemia COVID-19, de 2019 a 2022, em um hospital escola no sul do país.
Resultados
Em 2019, como não havia casos de COVID-19 no Brasil, o total de transplantes realizados foi de 406. A partir de 2020 a pandemia começou a mostrar o seu impacto no mundo inteiro, também na doação de órgãos e na realização de transplantes, que totalizaram 207 nesse ano. Em 2021 foram realizados 270 transplantes, mostrando uma pequena recuperação. No ano de 2022, com o surgimento de vacinas e a diminuição de casos, foi possível aumentar os transplantes, totalizando 354 procedimentos.
Discussão e Conclusões
A pandemia impactou de forma drástica nos transplantes de órgãos, pois mesmo com as vacinas auxiliando na redução dos casos da doença, o número de pacientes em lista de espera manteve a sua tendência de crescimento. Os incentivos e a desmistificação em volta da doação de órgãos, são formas de se obter maiores números de transplantes e sobrevida aos pacientes.
Palavras Chave
COVID-19; pandemia; transplantes.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Liga de Transplantes de Órgãos da UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
BRUNA BICA SENGER, NICELI CUSTODIO MEDEIROS, LARISSA RUELA DE OLIVEIRA, MARCELA SILVA FRUCTOS, KARINA SILVA RUAS DE PAULA, YASMIM SANTANA DE ALMEIDA, MARIA EDUARDA MEIRELLES MARCHESE, THAIS LEMOS MENDES, ROBERTO CERATTI MANFRO, PAULO ROBERTO ANTONACCIO CARVALHO, JESSICA MANAMI SEKI, SANDRA MARIA GONÇALVES VIEIRA