Dados do Trabalho
Título
IMPORTANCIA DA REABILITAÇAO APOS TRANSPLANTE CARDIACO
Introdução
O transplante cardíaco é uma terapia reconhecida como melhor tratamento para pacientes com insuficiência cardíaca grave ou refratária. Propiciando uma melhora significativa nos pacientes transplantados, com aumento da qualidade de vida e retorno às atividades laborais. Nesse contexto, foram criados programas de reabilitação cardíaca que vem se mostrando fundamentais para pacientes cardiopatas submetidos ao transplante, melhorando as condições físicas, facilitando o retorno às atividades diárias após longo período de repouso e diminuindo complicações frequentes pós-operatórias.
Material e Método
Realizar revisão bibliográfica e buscar na literatura textos que abordam a relevância da reabilitação após transplante cardíaco. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa por meio de revisões de literatura.
Resultados
Entre os anos de 2003 a 2017 sucedeu-se um recorte temporal de 15 anos, de maneira que resultou em 14 publicações científicas, nas bases de dados LILACS e BDENF, com oito publicações científicas sobre a temática da importância da reabilitação no pós-transplante cardíaco, sendo o ano de 2003 com mais publicações. Foram encontrados 8 artigos (62%) com a finalidade do descritor reabilitação cardíaca, 13% com o descritor de condicionamento físico e 25% com o descritor de transplante cardíaco. Obtenção de maior parte das publicações foram realizadas por médicos correspondendo a 62%, os demais elegidos 25% foram por enfermeiros e 13% por fisioterapeutas.
Discussão e Conclusões
A reabilitação cardíaca reduz a mortalidade cardiovascular; mudanças hemodinâmicas promovidas por ela são benéficas para cardiopatas isquêmicos, pós transplantados cardíacos e para os que possuem insuficiência cardíaca, com impactos nos fatores de risco e qualidade de vida dos pacientes.
Palavras Chave
Reabilitação; Transplante cardíaco; pós-operatório.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório
Instituições
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - São Paulo - Brasil, Liga de Transplantes de Órgãos da UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
KARINA SILVA RUAS DE PAULA, LARISSA RUELA DE OLIVEIRA, BRUNA BICA SENGER, ANA LUIZA MONTEIRO GROHS, EDUARDA LIMA DOS SANTOS, MARCELA SILVA FRUCTOS, MARIA EDUARDA MEIRELLES MARCHESE, NICELI CUSTODIO MEDEIROS, YASMIM SANTANA DE ALMEIDA, SANDRA MARIA GONÇALVES VIEIRA, JESSICA MANAMI SEKI, PAULO ROBERTO ANTONACCIO CARVALHO