Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO DE UM SERVIÇO DE TRANSPLANTE HEPATICO PEDIATRICO INTERVIVOS A PARTIR DE UM PROGRAMA DE TUTORIA: ANALISE DE 10 ANOS
Introdução
A demanda de serviços capacitados para realizar o transplante hepático pediátrico é maior do que a atualmente ofertada no Brasil. Programas de tutoria podem ser implementados para seu desenvolvimento. No ano de 2013, este projeto foi desenvolvido em parceria com a equipe do Hospital Sírio Libanês/SP, com foco no transplante hepático intervivos(THI). Os resultados de 10 anos são apresentados.
Material e Método
Estudo de coorte prospectivo de 64 crianças submetidas a THI na Santa Casa de Porto Alegre, entre dezembro/2013 e março/2023.
Resultados
Foram transplantadas 35 crianças do sexo masculino(54,7%), mediana de idade ao THI de 12 meses(3m-17a), peso mediano de 7,4 kg (3,4-56 kg), PELD/MELD mediano de 45(3-138). O diagnostico foi atresia de vias biliares em 54,7%, com a metade destas tendo realizado a cirurgia de Kasai prévia. Os pais foram os doadores em 46,9% dos casos e as mães em 28,1%. 60,9% receberam basiliximab. 48,9% dos receptores foram extubados no mesmo dia do THI. Internação média em UTI de 10,9 dias + 6,8 dias e de internação hospitalar total de 27 + 17 dias. Houve 7(10,9%) casos de trombose de artéria hepatica e 9(14,1%) casos de trombose de veia porta, tratados sem retransplante. Complicações biliares foram 23(35,9%) casos de fistula (1/3 de área cruenta manejado conservadoramente) e 19 casos de estenose biliar(29,7%). A sobrevida do paciente e enxerto em 1 e 5 anos foi de 89,1%.
Discussão e Conclusões
O THI é uma alternativa para suprir a demanda da lista de espera no Brasil, devido a baixa disponibilidade de doadores falecidos adequados para a população pediátrica. O desenvolvimento de serviço de alta complexidade baseado em programa de tutoria auxilia no padrão de resultados. Os resultados de sobrevida, bem como a incidência de complicações estao comparáveis aos publicados na literatura internacional.
Palavras Chave
intervivos; tutoria; sobrevida; pediatria; figado
Área
PEDIATRIA
Instituições
Hospital Sirio Libanes - São Paulo - Brasil, Santa Casa de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
FLAVIA HEINZ FEIER, MELINA UTZ MELERE, CAROLINA SOARES DA SILVA, ANGELICA LUCCHESE, CRISTINE TREIN, LUIZA NADER, ANDREA LARGURA, HOSANA CHINAZO, ALEX HORBE, FABIO TONET, MARCO FARINA, JANE CRONST, MAYARA MACRY, RODRIGO MARIANO, CAMILA PENG, JOAO SEDA NETO, EDUARDO ANTUNES DA FONSECA, CRISTINA TARGA FERREIRA, ANTONIO NOCCHI KALIL