Dados do Trabalho


Título

ESTRATEGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HEMODIALISE PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO TRANSPLANTADOR RENAL

Introdução

A hemodiálise (HD) é uma das terapias renais substitutivas utilizada como forma de tratamento da insuficiência renal aguda ou crônica grave. Para sua realização segura é fundamental que haja qualificação do profissional de enfermagem. Neste contexto, estabeleceu-se como estratégia de desenvolvimento de competências e habilidades, a capacitação teórico-prática de profissionais de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva (UTI) para realização de HD à beira-leito. Os objetivos foram identificar, analisar e refletir sobre as dificuldades, expectativas e desafios do método proposto e destacar as boas práticas do processo de ensino-aprendizagem.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência de abordagem crítico-reflexiva realizado a partir da análise de enfermeiros especialistas que capacitaram 30 profissionais de enfermagem em HD entre fevereiro de 2018 e maio de 2021, na UTI de um centro de referência em transplante renal de São Paulo. As competências e habilidades dos profissionais foram avaliadas através de um instrumento institucional estruturado.

Resultados

Dentre os profissionais participantes, 76,66% eram técnicos de enfermagem e 23,33% enfermeiros. A experiência emergiu reflexões sobre a superação de desafios como o dimensionamento de profissionais de enfermagem para a realização de HD, a necessidade de se intensificar o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, o aprimoramento do raciocínio clínico para resolução de intercorrências e melhorias no processo de capacitação.

Discussão e Conclusões

A capacitação teórico-prática em hemodiálise no ambiente de UTI contribuiu para o aperfeiçoamento da equipe de enfermagem, propiciou a identificação de desafios a serem superados dentro desta estratégia educacional e a necessidade de estudos sobre a sua aplicabilidade em outras temáticas.

Palavras Chave

Ensino; Hemodiálise; Processo de ensino aprendizagem; Unidade de terapia intensiva.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Fundação Oswaldo Ramos - Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

FRANCISCO RAFAEL DE OLIVEIRA, STHEPHANNY GONSALVES FABRETE DE LIMA, LUANA REGIA DE OLIVEIRA CALEGARI, ANDREA MAGNA PATRIOTA OLIVEIRA, PRISCILLA BRANCO TREPICHIO, RAFAEL SOUZA MORENO, ANDRÉ LUIZ LEITE, VALERIA CARVALHO LEITE, JOSE OSMAR MEDINA PESTANA