Dados do Trabalho


Título

BIOPSIA RENAL PERCUTANEA GUIADA VERSUS ASSISTIDA POR ULTRASSONOGRAFIA: COMPLICAÇOES EM PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS

Introdução

A biópsia renal é um procedimento seguro e valioso para subsidiar o diagnóstico e manejo de doenças renais. Contudo, sua realização pode acarretar complicações como hemorragia, hematoma retroperitoneal, fístula urinária, dor no local de punção e óbito. Estes eventos podem ter menor risco de ocorrência se implementados protocolos com boas práticas clínicas. O presente estudo objetivou identificar a ocorrência de complicações pós-biópsia renal em pacientes transplantados renais de doadores falecidos ou vivos submetidos ao procedimento com técnica guiada ou assistida por ultrassonografia.

Material e Método

Estudo descritivo, exploratório e retrospectivo realizado a partir da análise de registros de biópsias renais realizadas durante o ano de 2022 em pacientes transplantados renais, em regime de internação hospitalar ou hospital dia em um centro transplantador renal de referência em São Paulo.

Resultados

Foram analisadas 1.302 biópsias, sendo 1.034 (79,4%) de pacientes transplantados renais com doador falecido e 268 (20,6%) com doador vivo. Destas, 176 ocorreram com técnica guiada e 1.126 com técnica assistida. A idade dos pacientes variou de 12 anos a 85 anos, com média de 43 anos. Verificou-se 32 complicações (1,13%) do tipo hematúria e destas, 30 (93,7%) ocorreram na técnica assistida e 2 (6,25%) na técnica guiada.

Discussão e Conclusões

A técnica de biópsia guiada em tempo real por ultrassonografia apresentou menos complicações quando comparada à técnica assistida. As taxas encontradas nesta investigação demonstram que as duas técnicas, quando aplicadas, mostraram-se seguras e com baixo percentual de complicações associadas. Reforça-se a importância de protocolos validados que padronizem o procedimento a fim de reduzir a ocorrência de eventos adversos associados.

Palavras Chave

Biópsia renal; Hematúria; Eventos adversos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Fundação Oswaldo Ramos - Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

FRANCISCO RAFAEL DE OLIVEIRA, STHEPHANNY GONSALVES FABRETE DE LIMA, GIZANI BRITO SANTANA, ANDREIA RIBEIRO DE ALMEIDA, EDILAINE CABRAL ROSIS, ROBERTA CAMPOS VIEIRA, VALÉRIA CARVALHO LEITE, JOSE OSMAR MEDINA PESTANA