Dados do Trabalho


Título

CURSO DE POS-GRADUAÇAO LATO SENSU EM GESTAO DO SISTEMA BRASILEIRO DE TRANSPLANTES DE ORGAOS E TECIDOS NA ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE DO DISTRITO FEDERAL: RELATO DE CASO

Introdução

A gestão profissionalizada em saúde é desafio tanto para o segmento público, quanto para o privado. A Central de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF) tem a prerrogativa legal de definir políticas públicas sobre doação, captação e transplantes de órgãos e tecidos e dentre elas há a necessidade de formar gestores. Através da parceria com a ESCS/FEPECS que é responsável por ofertar cursos de pós-graduação lato sensu, este trabalho objetivou relatar a experiência da CET-DF em construir o curso e a implementá-lo durante a pandemia COVID-19.

Relato do Caso

O curso foi idealizado para ser presencial, mas com o estado de emergência sanitária mundial, o modelo pedagógico necessitou ser adaptado para ensino remoto síncrono e com algumas atividades assíncronas.

Resultados

Sendo estruturado em seis módulos: Introdução ao sistema nacional de transplantes, Gestão, Projeto aplicativo, Gestão em doação e captação, Gestão em transplantes e Visita técnica, esta última presencial, o curso ocorreu entre dezembro de 2021 e abril de 2023, com métodos de ensino tradicional e ativos, tendo 37 alunos das CETs AM, AC, DF, GO, MT, MS, PA, RO, TO, do Ministério da Saúde e CIHDOTTs de hospitais públicos e privados do DF. O programa atingiu o objetivo ao especializar profissionais da saúde para utilizarem métodos e ferramentas de gestão e a elaborarem projetos aplicativos na sua área de atuação.

Discussão e Conclusões

Ao cumprir com a sua função de capacitar gestores para o sistema de saúde, foi desafiador para a CET-DF construir e implementar o único curso de gestão em transplantes atualmente vigente no Brasil e a experiência revelou oportunidades de melhorias no curso, que estão sendo formatadas para a próxima turma. O curso é fruto de uma construção coletiva fundamentada em preceitos modernos de ensino-aprendizagem.

Palavras Chave

Gestão pública; Gestão em transplantes; Ensino.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central de Transplantes do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil, Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal - Brasil

Autores

Anderson Cleyton Galante, Vanessa D. G. Campos, Joseane G. F. Vasconcellos, Demétrio Antonio Gonçalves da S. Gomes