Dados do Trabalho
Título
ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE: SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROCESSO DE DOAÇAO DE ORGAOS INTERVIVOS
Introdução
A partir do trabalho realizado pelo Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital São José do Avaí (Itaperuna-RJ), junto a equipe da OPO/CIHDOTT, construímos a presente pesquisa com o intuito de lançar luz sobre a temática da espiritualidade e de sua importância na tomada de decisão frente ao processo de doação de órgãos intervivos.
Material e Método
Com base na avaliação psicológica de potenciais doadores e receptores, utilizaremos como metodologia o uso do diário de campo para registrar nossas percepções.
Resultados
Com a realização das entrevistas de avaliação e acolhimento, visando a preparação para o transplante intervivos, pode-se perceber que a espiritualidade se mostrou como um importante suporte para os potenciais doadores, tranquilizando-os durante a jornada da doação. Em se tratando de famílias nucleares, a doação pareceu coadunar laços materiais e imateriais, vínculos afetivos e espirituais, transcendendo o elo de parentesco.
Discussão e Conclusões
Corroborando os dados da literatura (Rosa & Mendes-Castilho, 2021), nossos achados indicam que a espiritualidade e a religiosidade podem ser consideradas fontes importantes de suporte durante o processo de doação de órgãos intervivos, contribuindo com a promoção de bem-estar, proteção e conforto ao longo da jornada, desde a decisão de doar até a captação. Assim, sublinhamos que os recursos espirituais e religiosos podem auxiliar de maneira significativa no alívio do sofrimento, na busca por sentido e na significação do transplante como um ato de amor e de (re)começo.
Palavras Chave
Espiritualidade; Família; Captação de Órgãos;Transplante Intervivos; Psicologia Hospitalar.
Área
MULTIDISCIPLINAR – Psicologia
Instituições
Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
GISELE DE AZEREDO SIQUEIRA, MARIA ISABEL ROSA DA SILVA ARELLO