Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇOES DA PSICOLOGIA HOSPITALAR AO CUIDADO DE ADOLESCENTES COM INSUFICIENCIA RENAL CRONICA: A EXPERIENCIA DO ADOECIMENTO E A REALIZAÇAO DO TRANSPLANTE

Introdução

A insuficiência renal crônica ocasiona mudanças de hábitos e provoca alterações emocionais em adolescentes. Pode manifestar-se através de sentimentos de insegurança e medo, além de limitações em sua qualidade de vida. Neste contexto, o transplante pode representar uma esperança de retomada e recomeço.

Relato do Caso

O presente relato de caso versa sobre a assistência psicológica a uma adolescente de 16 anos, acometida por tumor de Wilms, que foi submetida a uma nefrectomia direita e posterior quimioterapia adjuvante, aos dez anos. Após cinco anos, precisou passar por um novo procedimento, retirando agora o rim esquerdo e necessitando de terapia renal substitutiva. Com indicação para transplante, P. foi incluída no sistema nacional e, cinco meses depois, foi selecionada para realização do procedimento. A assistência prestada pela psicóloga hospitalar iniciou logo após a segunda nefrectomia e estende-se até o momento atual.

Resultados

A partir dos diagnósticos, P. passou a vivenciar impactos importantes em diferentes campos de sua vida: na esfera do autocuidado, as repercussões em sua autoimagem se sobressaiam, intensificando tal problemática que se presentifica na adolescência; no domínio mental, as consequências do adoecimento e a expectativa em torno do transplante impulsionaram sentimentos ansiosos e inibição; no âmbito social, houve ressonâncias em seus convívios escolar e familiar.

Discussão e Conclusões

Diferentes respostas emocionais podem ser desencadeadas pela efetivação do transplante renal na adolescência e pelas incertezas quanto ao sucesso do procedimento. Neste contexto, a psicologia hospitalar presta suporte ao adolescente durante o perioperatório, auxiliando-lhe nesta travessia e na adesão aos cuidados necessários a posteriori.

Palavras Chave

Insuficiência Renal Crônica; Adolescência; Nefrectomia; Psicologia Hospitalar; Transplante Renal.

Área

MULTIDISCIPLINAR – Psicologia

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Maria Isabel Rosa da Silva Arello, Gisele de Azeredo Siqueira