Dados do Trabalho


Título

A SOLUÇAO PARA O PROBLEMA DE ACESSO DE PACIENTES HOMOZIGOTOS HLA-DR AO TRANSPLANTE RENAL

Introdução

Candidatos a transplante renal (TX) homozigotos no locus HLA-DR (HomoZ-DR) têm dificuldade de acesso ao TX em programas de alocação de rins de doador falecido (D) em que o principal critério de seleção seja a ausência de incompatibilidades (MM) HLA-DR entre receptor (R) e D. Isto ocorre porque um paciente HomoZ-DR somente alcança a condição de zero MM DR no caso de doador HomoZ-DR idêntico a ele, enquanto a mesma condição é também alcançada por qualquer heterozigoto HLA-DR (HeteroZ-DR) que compartilhe um antígeno HLA-DR com o doador HomoZ-DR. O maior número de candidatos HeteroZ-DR do que HomoZ-DR coloca os primeiros em vantagem quando são considerados os outros critérios de seleção, principalmente MM HLA-A e B. Estudo prévio em 4.230 pacientes adultos em lista de espera seguidos em nosso laboratório mostrou 17.0% de HomoZ-DR, em contraste com 10.9% na população geral (p<0.0001). Considerando o tempo em lista, observamos 12, 15, 21 e 31% de HomoZ-DR após menos que 1, 1-2, 3-8 e 9-22 anos, respectivamente. Em 2022 foi implementada, no Estado de São Paulo, a seguinte modificação no algoritmo de alocação, por nós sugerida: no caso de D HomoZ-DR, os R HomoZ-DR são classificados por identidade HLA, antes dos R HeteroZ-DR serem classificados por compatibilidade HLA. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia desta alteração.

Material e Método

Foi comparada (teste exato de Fisher) a proporção de Tx da Regional-1 de SP realizados em R HomoZ-DR antes e após o novo algoritmo.

Resultados

As porcentagens de Tx em HomoZ-DR antes e após o novo algoritmo foram 5,1 % (802/15,695) e 9,7% (127/1306), respectivamente (P<0.001)

Discussão e Conclusões

O novo algoritmo implantado no Estado de São Paulo obteve sucesso em corrigir o problema de acesso de HomoZ-DR ao Tx.

Palavras Chave

Receptores HLA-DR homozigotos; Transplante renal; Novo algoritmo de alocação de rim

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Hospital do Rim, FOR, UNIFESP - São Paulo - Brasil, Instituto de Imunogenética-IGEN, AFIP - São Paulo - Brasil, Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

RENATO DE MARCO, FRANCISCO MONTEIRO, LÚCIO R REQUIÃO-MOURA, JOSÉ MEDINA-PESTANA, MARIA GERBASE-DELIMA