Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SINUSITE FUNGICA INVASIVA POS-COVID-19 EM TRANSPLANTADO RENAL

Introdução

A doença fúngica respiratória pós-covid-19 apresentou grande relevância durante o pico da pandemia. Os trabalhos com a descrição do quadro de sinusite invasiva e seu tratamento, neste contexto, não escassos na literatura brasileira.

Relato do Caso

Descrevemos um caso de sinusite fúngica invasiva em paciente transplantado renal e as dificuldades no manejo.

Resultados

Sr com 66 anos, diabético, hipertenso, vasculopata grave, transplantado renal com doador falecido em out/20 em uso de prednisona, tacrolimo e azatioprina. Cefaleia intensa em 13/02/22 .. Punção liquórica sugestiva de infecção viral. Pansinusite em TC em 16/02 (ceftriaxona) . RT PCR + para Covid-19 em 18/02. Pancitopenia persistente com suspensão da azatioprina. Evoluiu com confusão, oftalmoplegia esquerda e hiponatremia. TC + RM sugeriram o quadro de sinusite invasiva. Iniciado anfotericina B lipossomal por 14 dias seguido de Itraconazol. Submetido a pansinusectomia em 22/03. Cultura positiva para P. aeroginosa ESBL (Meropenem) . Novas intervenções pela otorrino sendo indentificado o Aspergillus sp. Evoluiu com piora da acuidade visual e cefaleia intensa com identificação de trombose de seio sigmoide e artéria carótida interna à esquerda. Usou antifúngicos em sequência: voriconazol, isavoconazol (crise convulsiva associada) e posoconazol (para 12 meses). Novas culturas evidenciaram KPC tendo sido iniciado o Zerbaxa com tratamento por 12 semanas. Ajuste de tacrolimo e manutenção da prednisona. Défict visual mantido. Função renal preservada.

Discussão e Conclusões

A sinusite fúngica invasiva pós Tx apresenta grande morbidade e a possibilidade de coinfecções deve ser considerada. A associação do da intervenção cirúrgica a terapia antifúngica é necessária para a adequado manejo. O tempo de tratamento não tem clara definição mas há a sugestão para uso prolongado.

Palavras Chave

Sinusite fúngica invasiva; Transplante renal; COVID-19

Área

INFECÇÃO - Outros – Rim

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafael Lage Madeira