Dados do Trabalho


Título

MOTIVOS DE DESCARTE DE RINS DE DOADORES EM MORTE ENCEFALICA NO RIO GRANDE DO SUL EM 2022

Introdução

O aproveitamento de rins doados frente à crescente demanda e contenção de recursos econômicos e humanos desafiam o Sistema Nacional de Transplantes. Este estudo descreve o aproveitamento renal de doadores em morte encefálica no Estado em 2022 e as condições macroscópicas e microscópicas dos rins descartados.

Material e Método

Dados de rins captados, implantados e descartados foram obtidos do registro da Central Estadual de Transplantes. Condições dos rins descartados foram obtidas de relatórios de captação, motivos de recusa pelas equipes transplantadoras e laudos de biópsia por congelação de rins com critérios extendidos. Condições macroscópicas renais graves foram agrupadas em perfusionais, morfológicas (atrofia, dilatação, nódulos, cistos múltiplos ou grandes), vasculares e traumáticas.

Resultados

Foram captados 366 rins, sendo 71,0% (n = 260/366) implantados e 29,0% (n = 106/366) descartados. Alterações macroscópicas graves foram relatadas em 59 rins descartados, sendo má perfusão a mais frequente, seguida por vasculopatias ateroscleróticas, alterações morfológicas e traumáticas. Dos 47 descartes sem alterações macroscópicas, 26 evidenciaram na biópsia esclerose glomerular >20%, fibrose intersticial ou atrofia tubular ≥20% ou aterosclerose moderada ou severa; os demais 21 descartes foram por condições clínicas do doador.

Discussão e Conclusões

Os motivos de 55,7% dos descartes evidentes à macroscopia sugerem possibilidade de aprimorar processos de distribuição de rins captados. A biópsia confirmou a inadequação de outros 24,5% dos rins descartados.

Palavras Chave

transplante renal ; biópsia renal ; descarte de órgãos ; aproveitamento renal ; doação de órgãos

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CNCDO/RS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MARIA DE LOURDES DRACHLER, CRISTINA CHARÃO , MARIONE CORTINAZ, RAFAEL RAMON DA ROSA, SANDRA RODRIGUES DOS SANTOS, LAURA CAVALHEIRO BRIZOLA, MARCELO GENERALLI DA COSTA, ANGELA DOS SANTOS AVAKIAN, GABRIEL SILVA PAIVA, GABRIEL DA SILVA DOS SANTOS, RICARDO KLEIN RÜHLING