Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE TURNER DIAGNOSTICADA EM UMA PACIENTE COM INDICAÇAO DE TRANSPLANTE HEPATICO DEVIDO A CIRROSE: ASSOCIAÇAO OU MERA COINCIDENCIA?

Introdução

A síndrome de Turner (ST) é uma condição genética caracterizada por retardo de crescimento e hipogonadismo. Nosso objetivo foi de relatar uma paciente que evoluiu com quadro de cirrose e indicação de transplante hepático, cuja avaliação complementar revelou o diagnóstico de ST.

Relato do Caso

Realizamos a descrição do caso, junto com uma revisão da literatura.

Resultados

A paciente veio encaminhada por baixa estatura. Nasceu de parto normal, a termo, pesando 2760 g e medindo 46 cm. Aos 4 anos, teve hematêmese e recebeu o diagnóstico de trombose de veia porta. Aos 8 anos, verificou-se estatura de 116,5 cm (

Discussão e Conclusões

Alterações hepáticas têm sido relatadas em pacientes com ST e ocorreriam devido a malformações vasculares e distúrbios da coagulação. Assim, complicações tromboembólicas, como a trombose de veia porta observada em nossa paciente, podem estar associadas à ST. Por isso, acreditamos que pacientes com ST deveriam ser monitorizadas quanto a possíveis complicações hepáticas. Além disso, não podemos descartar a existência de casos de ST entre indivíduos com cirrose hepática ou submetidos a transplante hepático devido a ela.

Palavras Chave

Cirrose Hepática; Síndrome de Turner; Trombose de Veia Porta; Transplante Hepático

Área

FÍGADO – Complicações

Instituições

UFCSPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Isadora Schneider Ludwig, Larissa Ruela de Oliveira, Matheus Delapieve Bacchi, Mauricio Rouvel Nunes, Jamile Dutra Correia, Henry Dutra Correia, Tiago Godoi Pereira, Paulo Ricardo Gazzola Zen, Rafael Fabiano Machado Rosa