Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO INDICE DE COMPLEXIDADE DA FARMACOTERAPIA E ADEQUAÇAO DA IMUNOSSUPRESSAO EM PACIENTES POS TRANSPLANTE HEPATICO INFANTIL (THI)

Introdução

Na pediatria fatores como formas farmacêuticas inadequadas e doses fracionadas estão relacionados a baixa adesão e complexidade da farmacoterapia, dificultando o manejo da imunossupressão. O objetivo deste estudo foi analisar a complexidade da farmacoterapia (ICFT) e a variação do NS de tacrolimo em pacientes pós THI na alta hospitalar e em 1 após transplante.

Material e Método

Foram incluídos pacientes submetidos ao THI de janeiro a dezembro de 2020. A variação de nível sérico (NS) de tacrolimo, calculada através do Medication Regimen Complexity Index (MLVI), foi comparada com o ICFT da farmacoterapia na alta hospitalar e em 1 ano após o transplante. Valores de ICFT>13,5 foram considerados como alta complexidade e MLVI >2 como alta variabilidade. O NS alvo foi determinado quando entre 5 e 8 ng/mL. Todos os pacientes THI foram por rotina institucional acompanhados ambulatoriamente pelo farmacêutico clínico.

Resultados

Foram analisados 14 pacientes transplantados. A conformidade do NS foi de 35,7% na alta com MLVI de 3,3 e 71,4% após 1 ano de transplante com MLVI de 2,7. A ICFT média na alta foi de 41,7 versus 26,7 após 1 ano de transplante.

Discussão e Conclusões

O aumento em 35% na conformidade de NS em 1 ano e a redução da variabilidade do imunossupressor representada pelo MLVI, podem estar relacionados com estabilização dos fatores clínicos pós transplante (redução dos interferentes farmacocinéticos) assim como, a melhora da adesão medicamentosa fomentada pelo acompanhamento ambulatorial multiprofissional e a redução na complexidade da farmacoterapia.

Palavras Chave

Transplante de Fígado, Pediatria, Farmácia Clínica, Imunossupressão, Adesão ao Tratamento.

Área

FÍGADO – Imunossupressão

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

PAOLA HOFF ALVES, THAYSE VENTURA LUZ, SAMANTHA ZAMBERLAN LEYRAUD, CAMILA SILVA MUNERETTO