Dados do Trabalho
Título
FOLLOW-UP TELEFONICO E INDICADORES DE SOBREVIDA NOS TRANSPLANTES DE ORGAOS SOLIDOS EM HOSPITAL PRIVADO DE SAO PAULO
Introdução
O transplante de órgãos sólidos é uma alternativa terapêutica em doenças crônicas e irreversíveis. Para seu sucesso, é importante que candidatos, receptores e seus familiares sejam acompanhados por equipe interdisciplinar em todo processo, promovendo continuidade do cuidado e adesão ao tratamento. O enfermeiro coordenador em transplantes atua no processo promovendo o elo entre pacientes e equipes. Seu acompanhamento pós alta dos receptores permite avaliar evolução, reinternações, qualidade de vida e sobrevida de receptores e enxertos de transplantes. O objetivo deste estudo foi avaliar indicadores de sobrevida de receptores e enxertos através de follow-up telefônico realizado pelo enfermeiro em hospital privado de São Paulo.
Material e Método
Trata-se de estudo descritivo quantitativo, da sobrevida de 52 receptores e enxertos de órgãos sólidos nos últimos 5 anos, com aplicação de questionário institucional pelo enfermeiro, por contato telefônico, que mensura dados relacionados à qualidade de vida e sobrevida em determinados períodos pós-transplante (30 dias, 90 dias e 1 ano).
Resultados
Foram realizados 43 transplantes hepáticos e 9 transplantes renais com doadores vivos e falecidos no período. No transplante hepático, a sobrevida dos receptores variou entre 71 a 100% e a sobrevida dos enxertos de 75 a 100%. No transplante renal, a sobrevida dos receptores se manteve entre 75 e 100% e sobrevida de 100% dos enxertos.
Discussão e Conclusões
O acompanhamento pós-alta dos receptores de transplantes pelo enfermeiro é fundamental pela proximidade com pacientes e familiares, facilitando a comunicação e integração com os membros das equipes no processo e contribuindo na mensuração dos indicadores de sobrevida de receptores e enxertos de transplantes da Instituição.
Palavras Chave
Sobrevida, Enfermeiro, Interdisciplinar.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório
Instituições
Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil
Autores
MARIANA GUILHERMINA MURBACH DE OLIVEIRA, GILCELLÍ VASCOM GIROTTO RODRIGUES, VANESSA CRISTINA DO PRADO QUELHAS