Dados do Trabalho
Título
CONVERSAO PARA MONOTERAPIA COM SIROLIMO EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL COM CANCER DE PELE ESPINOCELULAR COM CRITERIOS DERMATOLOGICOS DE GRAVIDADE
Introdução
O câncer de pele espinocelular é uma causa importante de mortalidade em receptores de transplante renal. A conversão de inibidor da calcineurina para sirolimo com interrupção do uso da azatioprina ou micofenolato de sódio reduz a recorrência deste tipo de câncer de pele em alguns subgrupos de pacientes, porém o seu efeito em pacientes com lesões graves ainda não foi sistematicamente avaliado.
Material e Método
Neste estudo prospectivo em centro único foi realizada a conversão gradual para monoterapia com sirolimo (SRL) em receptores de transplante renal portadores de câncer de pele espinocelular com prognostico desfavorável definido por critérios dermatológicos, com seguimento de 36 meses.
Resultados
Foram incluídos 56 pacientes com idade média de 60 anos, a maioria do sexo masculino (83%) e com fototipo II (62%). Desses, 9 não apresentavam critérios dermatológicos de gravidade e 3 já estavam em uso de sirolimo. Dos 44 restantes, 25 foram convertidos (grupo SRL) e 19 mantiveram esquema inicial com inibidor de calcineurina (grupo CNI). 93% da população do estudo apresentava duas ou mais lesões de pele, 95% do grupo SRL e 100% do grupo CNI apresentavam lesões com localização cefálica e 82% do grupo SRL e 73% do grupo CNI, apresentavam lesões moderadamente diferenciadas. Em relação às lesões moderadamente diferenciadas, houve uma redução significativa da densidade de incidência no grupo SRL. A conversão gradual para SRL foi bem tolerada. Não ocorreram episódios de rejeição aguda do enxerto em ambos os grupos e houve um óbito por neoplasia de pele avançada no grupo CNI.
Discussão e Conclusões
A conversão gradual para SRL em receptores de transplante renal que apresentam carcinomas espinocelulares graves mostrou-se segura e potencialmente eficaz na redução de lesões de mau prognóstico, além de ter sido bem tolerada.
Palavras Chave
transplante renal, carcinoma espinocelular de pele, imunossupressão, sirolimo
Área
RIM - Complicações
Instituições
Hospital do Rim - São Paulo - Brasil
Autores
MARINA REZENDE FAZIO, MARINA PONTELLO CRISTELLI, JANE TOMIMORI, MARILIA MARUFUJI OGAWA, HELIO TEDESCO SILVA, JOSE MEDINA PESTANA