Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE HEPATICO E GESTAÇAO: RELATO DE CASOS DE SERVIÇO DE REFERENCIA

Introdução

O progresso no tratamento da insuficiência hepática terminal com a ampliação do acesso ao transplante ortotópico do fígado trouxe novos desafios, incluindo o cuidado e manejo da gravidez após transplante hepático (TH). Os estudos mostram que a boa funcionalidade do enxerto e a estabilidade na dose de imunossupressão predizem desfecho materno-fetal favorável. Este artigo tem como objetivo relatar 02 casos de gestantes com TH assistidas recentemente pelo serviço de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), incluindo caso raro de rejeição de enxerto na gestação.

Relato do Caso

Revisão de dados do prontuário, após aprovação do artigo pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição.

Resultados

Caso 1: Paciente de 26 anos, G2C1(anteriormente ao TH), com diagnóstico de hepatite autoimune agudizada aos 22 anos, submetida a TH no mesmo ano. Após 4 anos do TH, evoluiu com nova gestação. Manteve boa evolução do quadro até 31 semanas, quando apresentou piora da função hepática secundária à rejeição aguda ao enxerto. Iniciado tratamento com pulsoterapia, associado ao ajuste de tacrolimus. Com 33 semanas, foi submetida a cesárea de urgência por trabalho de parto prematuro. No pós-parto, evoluiu com piora clínica e necessidade de novo TH devido à falência do enxerto. Evoluiu a óbito no 51º dia de puerpério. Caso 2: Paciente de 27 anos, G1, com diagnóstico de adenomatose hepática aos 20 anos, submetida a TH no mesmo ano. Após 7 anos do transplante, apresentou gestação espontânea, com estabilidade clínica durante a gestação, em uso de tacrolimus, sem intercorrências materno-fetais.

Discussão e Conclusões

Apesar dos desfechos materno-fetais favoráveis na maioria dos casos, toda gestação com TH é considerada de alto risco, com potencial para complicações graves, como rejeição ao enxerto e morte materna.

Palavras Chave

TRANSPLANTE HEPÁTICO; GESTAÇÃO; REJEIÇÃO AO ENXERTO

Área

FÍGADO – Rejeição aguda

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

PATRICIA AKEMI TABUCHI, VITOR LIRA REIS, JOSÉ PAULO SIQUEIRA GUIDA, MARIA LAURA COSTA NASCIMENTO, ILKA DE FÁTIMA SANTANA FERREIRA BOIN, FERNANDA GARANHANI CASTRO SURITA