Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO FINANCEIRO NO PROCESSO DOAÇAO/TRANSPLANTE DO ESTADO DA BAHIA NA PANDEMIA COVID-19

Introdução

No final de 2019 até os dias atuais o mundo vem convivendo com o avanço da pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) - COVID -19, diante deste quadro houve a necessidade de implantação de novos protocolos do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, na medida que se busca manter a preservação dos receptores. Estas novas orientações no Brasil por meio de Notas Técnicas do Sistema Nacional de Transplantes – SNT/MS que determinaram restrições neste processo, ocasionando um cenário de estreitamento das doações, com impacto direto aos pacientes em fila de espera para transplante além de uma redução no faturamento dos estabelecimentos de saúde credenciados ao Sistema Único de Saúde – SUS. (CGSNT/DAE/SAES/MS, 2020)

Material e Método

Trata-se de um descritivo que comparou o número de doações e transplantes efetivados entre os meses de Março a Junho dos anos: 2019, 2020, 2021 e 2022. Os resultados foram analisados por meio de números absolutos das doações de múltiplos órgãos e córneas, bem como, os números dos transplantes de Fígado, Rim (doadores vivos e doadores falecido) e Córnea.

Resultados

Diante do estudo observamos que as medidas de restrições para os protocolos de morte encefálica com doações efetivas durante a pandemia do Covid-19 para os estabelecimentos de saúde público atingindo uma queda de -58,49%, o privado com -75% e nos Filantrópicos mantivesse sem doação no referido período.

Discussão e Conclusões

Com base nos números encontrados pela pesquisa concluímos que o impacto financeiro reverbera por meses à frente para retomada da curva ascendente no programa estadual de transplante pós período da pandemia COVID-19, o que será necessário novos fluxos e metas para retomada do programa de transplante, afim de beneficiar os pacientes em lista de espera para transplante.

Palavras Chave

Sistema de informação, Estabelecimentos de saúde, Sistema Único de Saúde.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

CENTRAL DE TRANSPLANTE BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

PATRICIA DANTAS DO PRADO, AMERICA CAROLINA BRANDAO DE MELO SODRE, MARISTELA DE ALMEIDA ARAGAO