Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DA PLATAFORMA BUSINESS INTELLIGENCE NA BUSCA ATIVA POR POTENCIAIS DOADORES DE ORGAOS

Introdução

O Business Intelligence é uma ferramenta que aprimora e supri a necessidade de controle, gestão e disponibilização de informação. O objetivo do estudo foi avaliar a eficiência da plataforma em sinalizar os pacientes neurocríticos com critérios para abertura do protocolo de morte encefálica, na Busca Ativa por potenciais doadores de órgãos.

Material e Método

Pesquisa exploratória-descritiva, retrospectiva e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no período de novembro de 2021 a julho de 2022.

Resultados

Foram identificados 220 possíveis doadores, utilizando os seguintes critérios: lesão neurológica grave, escala de coma de Glasgow abaixo de 7 e ausência de pelo menos um reflexo do tronco. Foram registradas 30 notificações de morte encefálica, das quais 24 foram identificadas na plataforma, o que equivale a 10,9% dos possíveis doadores avaliados. Referente ao desfecho dos protocolos, 8 (26,7%) doações foram efetivadas, 4 (13,3%) foram recusas para doação de órgãos, 16 (53,3%) casos foram determinados como contraindicação, 1 (3,3%) potencial doador não foi identificado e 1 (3,3%) protocolo não havia causa de morte definida. Relacionado ao setor de internação, a incidência foi maior em pacientes internados Centro de Terapia Intensiva equivalente a 63,3% das notificações, enquanto 36,7% estavam em setores com leitos monitorizados. Com a utilização da plataforma foi possível também detectar casos de “escapes” de pacientes com critérios de morte encefálica, contabilizando 2,7% dos possíveis doadores.

Discussão e Conclusões

Com a utilização da plataforma, foi possível identificar precocemente potenciais doadores, estabelecendo boas práticas na manutenção para o processo de doação e espera-se que uso da plataforma aumente a notificação de morte encefálica e efetivação da doação de órgãos.

Palavras Chave

Business Intelligence; Tecnologia da informação; Sistemas de informação; Busca ativa; Morte encefálica; Potencial doador de órgãos; Organização de Procura de Órgãos; Prontuário eletrônico do paciente.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

ORGANIZAÇAO DE PROCURA DE ORGAOS DE RIBEIRAO PRETO - HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMRP / USP - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELO BONVENTO, CAMILA AMARO BRANDÃO, FÁBIO FELIPE SILVA OLIVEIRA, JERUSA DUARTE GONÇALVES MARTINS, ELAINE CANTARELLA LIMA