Dados do Trabalho


Título

BUSCA ATIVA DO POTENCIAL DOADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A busca ativa realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), tem como objetivo identificar precocemente possíveis casos de morte encefálica (ME). Este resumo objetiva apresentar como é feita a busca ativa em um hospital universitário público.

Relato do Caso

Relato de experiência.

Resultados

A realização da busca ativa teve início em 2014. Atualmente é realizada três vezes ao dia pelo plantão de sobreaviso da CIHDOTT. Como base é utilizada uma planilha eletrônica criada pelo Sistema Estadual de Transplantes (SET) a qual contém: identificação do paciente; diagnóstico; Rass-5 ou Ramsay 6; data/hora da suspensão da sedação; Glasgow 3; tamanho pupilar; classificação das pupilas; reflexo foto motor e córneo palpebral; reflexo de tosse; drive ventilatório e desfecho. São incluídos na busca pacientes com Glasgow 3 acoplados em ventilador mecânico ou completamente sedados. O profissional avalia o prontuário eletrônico do paciente, havendo alteração de reflexos de tronco encefálico é realizado contato direto com o setor ou avaliação beira leito, ao final a planilha é enviada via link por WhatsApp para a Organização de Procura de Órgãos (OPO). Após a avaliação o profissional fará um relatório no prontuário eletrônico informando os reflexos de tronco encefálico e, as possíveis condutas adotadas pela equipe. Essas informações também são repassadas para toda a equipe da CIHDOTT, sobre a suspeita de evolução para ME.

Discussão e Conclusões

A busca ativa realizada três vezes ao dia permite identificar os pacientes com possibilidade de evolução para ME, evitando assim possíveis escapes. Com inclusão do relatório de enfermagem do profissional da CIHDOTT, observa-se que a equipe multiprofissional consegue acompanhar a evolução, adotando condutas frente ao estado geral do paciente.

Palavras Chave

CIHDOTT; Busca ativa; Morte Encefálica.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Margarida Luzia Piloni, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Verginia Milani da Cruz, Ana Carolina Moritz, Eliza Maria Pauli, Yana Patricia Medeiros Fernandes Povaluk, Gelena Lucineia Gomes Silva Versa, Loide Ferreria Waldow, Anelise Ludmila Vieczorek, Bruna Cristina Simão, Claudia Regina de Assis, Dineia Maria Siqueira, Ivanei salete Hirt, Ivonete Luiza Moreira Miranda, Cristiane Etel Costa Becker, Marivone Verlim, Lizandra de Oliveira Ayres, Giancarlo Tozo, Marcia do Prado Pereira