Dados do Trabalho
Título
A APLICABILIDADE DAS METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM BANCO DE MULTITECIDOS
Introdução
O processo de doação-transplante envolve gestão e qualidade e exige que medidas de segurança sejam adotadas a fim de cumprir padrões de boas práticas. As seis metas internacionais de segurança do paciente (MISP) têm como propósito, a melhoria do trabalho, tornando-o mais seguro e mitigando de danos ao paciente. Este estudo objetiva: correlacionar as MISP com as atividades desenvolvidas pela equipe de um banco de multitecidos (BMT) e identificar a sua aplicabilidade nos processos internos.
Material e Método
Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida em um BMT do Rio de Janeiro.
Resultados
. Foi identificado que é possível correlacionar as atividades do BMT, com as MISP: Meta 1: Identificação Segura: aplicada durante o processo de análise documental do potencial doador, identificação de prontuários e produtos. A Meta 2: Comunicação Efetiva concentra-se na transferência de informações entre o BMT, unidades hospitalares e centrais de transplante. Meta 3: Segurança Medicamentosa na manipulação e reconstituição de fármacos que são utilizados no setor. Cirurgia Segura, descrita na Meta 4 é contemplada na captação, processamento e na liberação de tecido para enxertia. Meta 5, verifica-se ações para Redução do Risco de Infecções, como controle de lotes e validades de produtos, controle de ambiente, microbiológico e sorológico e na Meta 6, a Prevenção de danos decorrentes de quedas nas ações desenvolvidas na avaliação e captação, como nos cuidados durante a reconstrução do corpo.
Discussão e Conclusões
Conclui-se que diante da especificidade do setor, é possível correlacionar as MISP com os processos internos, como contribuição, deixo a sugestão de estruturação de um protocolo com vistas à melhorar a qualidade dos processos e ampliar a segurança dos envolvidos.
Palavras Chave
segurança do paciente, transplante de tecidos, qualidade.
Área
TECIDOS - Outros
Instituições
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ISABELA GASPARELLI BARBOSA