Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO IMPACTO COVID19 E MUDANÇA DE FUNÇAO DOS SERVIDORES DA CIHDOTT EM HOSPITAL DA REDE PUBLICA DO NORDESTE
Introdução
Em meados de dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde -OMS, emitiu alertas acerca da covid19, acorreu que em março de 2020, foi decretado a pandemia de covid19 no Brasil, confirmando o alerta. Durante a pandemia, houve diminuição do número de doadores em certo período, a suspensão de captações e doações órgãos e tecidos, com impacto direto na Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, ocasionando mudança funções de rotina.
Material e Método
Estudo com proposta de metodologia qualitativa a partir do que se pretende responder, realizado através de entrevistas com roteiro estruturado pré-estabelecido, com enfermeiras envolvidas no processo, contemplando questões relacionadas avaliação do impacto cognitivo em servidores da unidade durante esse período.
Resultados
No período da pandemia não houve doações de córneas, dois meses paralisado doações de múltiplo órgãos por falta de potenciais doadores não infectados. Foram registados dois mil óbitos por covid19, entre eles o primeiro transplantado do Ceará. A mudança de funções dos servidores é avaliada como inesperada, com aspetos traumáticos por conta da comunicação de óbitos por telefone a qualquer horário do dia e noite, após diminuição dos casos de covid19 ocorreu volta as atividades, foi ofertado acompanhamento psicológico aos funcionários no hospital.
Discussão e Conclusões
Concluímos que houve impactos aos pacientes em fila de espera por transplante no estado do Ceará e Brasil devido a paralisação da captação. Repercussões emocionais aos servidores que não tiveram treinamento prévio, tendo que mudar de função para adapta-se ao cenário mundial, após um ano sem doações houve volta ao processo e os desafios continuaram com doações de paciente com covid19 e reinfecção.
Palavras Chave
covid19,óbitos,doação
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
EDENUBIA PEREIRA FELIX, INGRID MARIA MARQUES DA SILVA, MARCIA MARIA VITORINO S.PASSOS , MARIA JESUS CUSTODIO LYRA, ROSA GOMES ANDRADE , EUGENIA FILIZOLA SALMITO MACHADO