Dados do Trabalho
Título
Relato de caso: Trombose arterial precoce pós transplante hepático com tratamento conservador
Introdução
A trombose da artéria hepática no transplante de fígado incide em 2-9% entre adultos e constitui a complicação vascular grave. A maior parte necessita de re-transplante, exceções podem ser tratados conservadoramente. Assim, objetiva-se relatar o caso de paciente submetida a transplante hepático e evolução para trombose de artéria hepática sem comprometimento do enxerto.
Relato do Caso
Paciente feminina, 34 anos, portadora de hepatite auto-imune, submetida a transplante hepático de doador falecido. No intra-operatório, achado de doença arterial grave em artéria hepática, tronco celíaco e artéria esplênica - optado por jump graft com artéria ilíaca do doador em aorta infra-renal. No 1º pós-operatório (PO), foi realizado angiotomografia de abdômen para avaliação de bypass arterial com ausência de fluxo. Submetida a reabordagem com trombose de terço distal do jump graft. Realizado trombectomia do segmento e reanastomose. No 4o PO, ultrassonografia Doppler mostrou fluxo arterial adequado, porém, no 6º PO, novo exame demonstrou trombose arterial. Relistada para retransplante, sem doador compatível por 10 dias - paciente manteve bom funcionamento do enxerto hepático, com enzimas hepáticas normais e recebeu alta hospitalar no 22º PO. No seguimento ambulatorial, seguiu assintomática e com exames laboratoriais estáveis.
Resultados
.
Discussão e Conclusões
A trombose de artéria hepática é uma complicação do pós-transplante hepático e 50% dos casos ocorrem nos primeiros 30 dias. Entre os fatores de risco para trombose arterial estão o número de anastomoses arteriais, baixo peso do doador, história prévia de HAT, idade do receptor abaixo de 50 anos e tempo de isquemia fria, porém a taxa de sobrevida com bom funcionamento do enxerto sem retransplante está ao redor de 10-15% dos casos.
Palavras Chave
Transplante de figado; trombose; traramento conservador
Área
FÍGADO – Complicações
Instituições
Hospital Municipal Sao Jose - Santa Catarina - Brasil
Autores
Vitoria da Silva Belli, Juliana Silveira Vargas, Franco Haritsch, Ricardo Lemos, Andre Carminati Lima, Henrique Brambilla de Lucca Ocampos, Ademar Regueira Filho, Raquel Francine Liermann Garcia, Christian Evangelista Garcia