Dados do Trabalho


Título

Conhecimento de Profissionais Técnicos de Enfermagem Acerca da Temática de Morte Encefálica e o Processo de Doação e Transplante de Órgãos.

Introdução

O baixo percentual de doações de órgãos efetivadas é resultado de desafios encontrados pela equipe no processo de identificação e manutenção dos potenciais doadores, a falta de conhecimento referente ao tema e as adversidades estruturais do sistema de saúde. É papel da enfermagem atuar de forma ativa em todo processo.

Material e Método

Estudo transversal em que foram entrevistados técnicos de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Geral Adulto, de um hospital universitário, os quais foram convidados a responder um questionário contendo variáveis demográficas, laborais e as questões relativas ao processo de doação de órgãos e morte encefálica, com questões descritivas e de múltipla escolha.

Resultados

Foram incluídos 137 técnicos de enfermagem, com predominância do sexo feminino (80%). Destes, 97 (71%) não se consideravam aptos a esclarecer dúvidas sobre doação de órgãos e transplantes. Ao serem interrogados a respeito de participação em eventos e capacitações que abordasse o tema de morte encefálica, doação de órgãos e transplantes, 112 funcionários (82%), nunca haviam participado. 90% dos participantes do estudo afirmaram de forma correta que para ser doador é necessário avisar sua família. Erroneamente, 79% responderam que não seria necessário o paciente estar em ventilação mecânica para iniciar a investigação da morte encefálica.

Discussão e Conclusões

Pode-se concluir que existe um déficit no conhecimento dos técnicos de enfermagem das UTI do referido hospital a respeito da temática. Para isso é preciso investir em novas capacitações e dialogar sobre assunto, proporcionando momentos de discussão e educação permanente, fazendo com que eles se sintam parte do processo integral e corresponsáveis com o aumento de doações.

Palavras Chave

Doação de órgãos e tecidos. Morte encefálica. Transplante de órgãos. Cuidados de enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAROLINA DOS SANTOS BARTHOLOMAY, LARISSA SCUR DIB, ANA ELIZABETH FIGUEIREDO