Dados do Trabalho
Título
ANALISE CLINICO-EPIDEMIOLOGICA DA SOBREVIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE DE CORAÇAO
Introdução
O transplante de coração constitui a última opção terapêutica para os casos de insuficiência cardíaca refratária de classes funcional III ou IV, é o tratamento padrão-ouro segundo a New York Heart Association. O procedimento pode gerar complicações complexas e potencialmente fatais, que podem interferir na sobrevida do paciente que atualmente é de aproximadamente 70% em cinco anos pós-transplante. Objetivou-se analisar os aspectos clínico epidemiológicos e a sobrevida dos pacientes transplantados com coração nos serviços de referência.
Material e Método
Estudo epidemiológico, por meio de uma coorte retrospectiva de grupo único. Os dados foram coletados de fontes secundárias junto ao Hospital Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande e Hospital Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul, referentes aos procedimentos realizados entre 1999 a 2021.
Resultados
A amostra foi composta por 16 pacientes, 68,75% eram do sexo masculino; 68,75% hipertensos, 25% diabéticos, com idade média de 49,94 anos. A taxa de sobrevida foi de 12,5% e 0,0% para os transplantados com até 50 anos para os intervalos de 4,5 e seis anos, respectivamente; enquanto para aqueles com idade acima de 50 anos foram de aproximadamente 50,0% e 37,5% nos mesmos intervalos. Um total de 31,25% foi submetido a revascularização do miocárdio; já em relação a etiologia, aqueles com insuficiência cardíaca (43,75%) eram isquêmicos.
Discussão e Conclusões
Pacientes com idade superior a 50 anos apresentaram maior tempo de sobrevida, mesmo com internações sucessivas para realizações de biópsias cardíacas. A análise das variáveis analisadas e o tempo pós-operatório com base na idade do paciente, possibilita uma visão prognóstica mais assertiva para prevenção das complicações e possíveis falências dos enxertos.
Palavras Chave
Transplante de coração; Cirurgia Torácica; Complicações pós-operatórias, Análise de sobrevida; Epidemiologia.
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil
Autores
JOSÉ ANDERSON SOUZA GOLDIANO, MARCOS ANTONIO FERREIRA JÚNIOR, MARIA EDUARDA GONÇALVES ZULIN, FELIPE MACHADO MOTA, GUSTAVO MOURA MAIDANA, BRUNA DIAS ABES, LETÍCIA LIMA MEZA, OLECI PEREIRA FROTA, ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO