Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS POR MORTE ENCEFÁLICA EM MATO GROSSO DO SUL
Introdução
Nas últimas décadas os procedimentos de transplantes aumentaram exponencialmente em todo o mundo. O Brasil investiu na oferta de serviços de transplantes e se tornou o segundo país do mundo que mais realiza tais procedimentos. Objetivou-se analisar os aspectos epidemiológicos dos potenciais doadores de órgãos e tecidos em morte encefálica no estado de Mato Grosso do Sul.
Material e Método
Estudo epidemiológico, descritivo e analítico, dos potenciais doadores de órgãos e tecidos em um serviço de referência em Campo Grande/MS. Os dados coletados são referentes aos pacientes atendidos pelo serviço estudado num recorte temporal de quatro anos (2016 a 2019).
Resultados
Foram analisados 2.000 prontuários para identificação dos potenciais doadores a partir do diagnóstico de óbito, com identificação de 70 prontuários que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão adotados. Do total analisado, a maior parte (72,86%) era do sexo masculino, com idade acima de 50 anos (57,14%), casados (37,14%), com ensino fundamental incompleto (59,27%) e internados na UTI (58,57%). O principal diagnóstico médico dos potenciais doadores foi o Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (50,00%), com diagnóstico de morte encefálica confirmado por meio de imagem por doppler transcraniano (91,05%). Dentre os motivos de recusa, destacaram-se as recusas clínicas (42,65%) e as recusas familiares (57,35%), com atenção para a justificativa de manutenção do corpo íntegro (20,59%).
Discussão e Conclusões
As principais perdas foram por recusas familiares, em grande parte por desconhecimento do processo, bem como pelo desconhecimento do processo diagnóstico de morte encefálica, vontade dos potenciais doadores em vida e pela manutenção da integridade do corpo.
Palavras Chave
Morte Encefálica; Transplante, Obtenção de tecidos e órgãos, Doadores de tecido, Enfermagem.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil
Autores
KARINE GOMES JARCEM, MARCOS ANTONIO FERREIRA JÚNIOR, MARIA EDUARDA GONÇALVES ZULIN, FELIPE MACHADO MOTA, GUSTAVO MOURA MAIDANA, BRUNA DIAS ABES, LETÍCIA LIMA MEZA, OLECI PEREIRA FROTA, ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO