Dados do Trabalho
Título
SEGUIMENTO DE DADORES RENAIS APOS DOAÇAO: EXPERIENCIA DE UM CENTRO DE TRANSPLANTAÇAO RENAL EM PORTUGAL
Introdução
A avaliação do dador vivo (DV) para transplantação renal é essencial para a segurança do processo de doação. Estabelecemos como objetivos: identificar comorbilidades numa população de DV renais pré e pós doação; avaliar a função renal pré e pós doação.
Material e Método
Estudo retrospetivo unicêntrico em 124 DV que doaram um rim entre 2010 e 2021. Foram excluídos os doentes que faleceram (1) ou perderam follow-up (33) até um ano pós doação.
Resultados
Avaliaram-se 90 doentes, idade mediana 52 anos; 73% género feminino. Metade apresentavam comorbilidades prévias à doação, nomeadamente dislipidemia (29%), excesso de peso (23%) e hipertensão grau I (20%). Um doente apresentava hiperuricémia; nenhum doente tinha diabetes.
À data da doação, a mediana da taxa de filtração glomerular (TFG) medida e estimada (TFGe) era 114.5 e 100.6 ml/min/1.73m2, respetivamente. Ao fim de um ano e no final do follow up os valores de TFGe foram respetivamente de 66.7 e 76.7ml/min/1.73m2.
Após follow-up mediano de 6 anos, observou-se um aumento de hiperuricemia (n=22; p<0.001) e de diabetes de novo (n=9; p=0.004). Não houve diferença na incidência de hipertensão.
No primeiro ano pós doação 31% dos doentes apresentava uma TFGe <60ml/min (p<0.001); no final do follow-up esse valor era de 14% (p<0.001).
Possíveis preditores de doença renal crónica (DRC) à data de doação foram hipertensão (p=0.006) e excesso de peso (p=0.021). Após doação, os doentes que atingiram critérios de DRC apresentaram maior prevalência de dislipidemia e hiperuricemia.
Discussão e Conclusões
A TFGe nos DV renais diminuiu no período pós doação; ainda assim a maioria recuperou satisfatoriamente a função renal com apenas 14% dos doentes a evidenciar critérios de DRC no final do follow-up. Não houve um aumento de comorbilidades pós doação, à exceção de diabetes e hiperuricemia.
Palavras Chave
DADOR VIVO; TRANSPLANTE RENAL; FUNÇÃO RENAL
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Hospital Fernando Fonseca - - Portugal, Hospital Santa Cruz, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - - Portugal
Autores
ANA CATARINA BRAS, JOÃO CASTRO, JOÃO GODINHO, ANDRÉ WEIGERT, SARA QUERIDO