Dados do Trabalho


Título

Panorama do pioneirismo gaúcho em transplantes renais: lições do passado e aplicações no presente

Introdução

O transplante renal é relevante para o prognóstico de variados quadros. O primeiro procedimento no Rio Grande do Sul – e segundo no Brasil – aconteceu em 1970, em um hospital de Porto Alegre. Os transplantes renais têm aumentado em número e complexidade: hoje, um dos hospitais de referência no Estado realiza cerca de 238 transplantes renais por ano, o que impacta as vidas de muitos pacientes

Material e Método

Revisão bibliográfica e documental do acervo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), com foco em transplante renal.

Resultados

O procedimento realizado em 1970 foi bem sucedido. A azatioprina e a prednisona eram usados como imunossupressores profiláticos; a metilprednisolona era usada para o tratamento de rejeição aguda. A interiorização dos transplantes renais ocorreu em 1984, com um procedimento em Cruz Alta. Um programa de transplante simultâneo de rim e pâncreas foi instalado em Porto Alegre em 1987.

Discussão e Conclusões

Os fármacos utilizados à época do primeiro transplante renal gaúcho faziam com que muitos transplantados, após dois anos, retornassem à hemodiálise; hoje, a sobrevida do paciente transplantado está acima dos 90% (Wang et al, 2016). A interiorização dos procedimentos é importante: atualmente, há várias instituições aptas à sua realização. O transplante simultâneo de rim e pâncreas posicionou Porto Alegre como pioneira, na América do Sul, de um procedimento atualmente comum.
Os serviços de transplantes renais são relevantes para a saúde pública. O pioneirismo gaúcho contribuiu para o melhoramento da técnica, gerando dados essenciais. No presente, a intervenção é necessária para vários quadros e os centros de referência beneficiam o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes, com atenção ao ideal da equidade.

Palavras Chave

Transplante; História da Medicina; Rim; Rio Grande do Sul.

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUARA FERNANDA FERNANDES QUARESMA, CARINA MARANGONI, ARTUR ZANELATTO SANTOS, VINICIUS DE SOUZA