Dados do Trabalho
Título
ALTRUÍSMO, ATITUDES NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E DESEJABILIDADE SOCIAL
Introdução
A presente tese tem como objetivo a busca por maiores conhecimentos científicos envolvendo o Altruísmo e as atitudes na doação de órgãos para transplantes em 895 sujeitos brasileiros. O ato da doação de órgãos tem sido tema de exploração por muitos pesquisadores interessados em desvelar as subjetividades acerca das atitudes e comportamentos dos seres humanos brasileiros, variáveis que podem predizer a doação. Nesta proposta de pesquisa os estudos envolveram universitários brasileiros Silva et al, (2021).
Para este trabalho, foram exploradas variáveis como o Altruísmo, as atitudes na doação de órgãos e, a desejabilidade social. Está última como variável controle entre as respostas dos instrumentos da pesquisa envolvendo os brasileiros.
Material e Método
Trata-se de estudo correlacional empírico sobre as variáveis Altruísmo e Atitudes para Doação de Órgãos, e, a desejabilidade social como varável controle das respostas dos participantes da pesquisa.
Resultados
O Altruísmo apresentou correlação positiva e fraca na doação de órgãos e, desejabilidade social não se correlacionou com a doação de órgãos para atitudes favoráveis para doação. As respostas apontaram a anti doação como fator explicativo para as negativas familiares.
Discussão e Conclusões
A amostra apresenta atitudes positivas para doação de órgãos, e de acordo com a análise paralela dos dados encontrados neste estudo, a anti-doação parece explicar o fato de haver ainda muitas negativas familiares. Ou seja, quanto mais atitudes de anti doação maior as negativas. Com relação ao altruísmo ser um fator de influência à doação de órgãos, esta variável apresentou uma correlação positiva, porém fraca e nesta amostra a desejabilidade não se correlacionou com a doação de órgãos.
Palavras Chave
Palavras-chave: altruísmo; doação de órgãos; desejabilidade social.
Área
MULTIDISCIPLINAR – Psicologia
Instituições
UERJ - Rio de Janeiro - Brasil, UERJ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
LUIZ ANTONIO DA SILVA