Dados do Trabalho


Título

DESLOCAMENTOS DA EQUIPE DE REMOÇAO DE ORGAOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Introdução

Com a disseminação da COVID-19 ocorreu um declínio nas doações e transplantes de órgãos no Brasil, impactando consequentemente no deslocamento para remoção de órgãos e tecidos. O resumo tem como objetivo descrever os deslocamentos da equipe para remoções de órgãos e tecidos para transplantes em um hospital universitário.

Material e Método

Estudo descritivo, com o número de deslocamentos da Equipe de Enfermagem que atua na equipe de remoções de órgãos e tecidos em um hospital universitário, no período entre janeiro de 2019 a março de 2023. Por utilizar informações públicas, o estudo não necessitou ser submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição.

Resultados

No período de janeiro a dezembro do ano de 2019, o hospital registrou 61 deslocamentos para remoções. No mesmo período de 2020, foram 45 remoções, em 2021 foram 46, em 2022 foram 41 deslocamentos. Até março de 2023 já foram 24 deslocamentos para a remoção de órgãos e tecidos.

Discussão e Conclusões

Um estudo realizado no Ceará indicou que a redução nas doações e transplantes de órgãos está relacionado com as medidas de distanciamento social, as limitações dos potenciais doadores devido a infecção por COVID-19 e a redução da força de trabalho. Conclui-se que o deslocamento para remoção de órgãos e tecidos apresentou importante declínio durante o período da pandemia da COVID-19 no período analisado neste hospital. Os dados deste ano apresentam uma tendência de alta, a equipe almeja que se volte aos índices de deslocamentos para retirada como no ano de 2019.

Palavras Chave

Coleta de Tecidos e Órgãos, Enfermagem, Transplantes

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HCPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CARLISE RIGON DALLA NORA , DEBORAH BULEGON MELLO, FABIANE AVILA MAREK, ALEXSANDRA RELEM PEREIRA, JAQUELINE WILSMANN , CLAUDIR LOPES SILVA, KARLA CUSINATO HERMANN