Dados do Trabalho
Título
CERATOPATIA POR ACANTHAMOEBA: RELATO DE CASO.
Introdução
A ceratite por Acanthamoeba é uma doença crônica principalmente relacionada as lentes de contato, infecção causada por uma ameba livre onipresente encontrada na água e no solo. Apesar de classicamente apresentar uma ceratoneurite radial um infiltrado em anel corneano e dor desproporcional e incapacitante. Devido a sintomas inespecíficos é confundível com outras condições mais comuns.
Métodos
Relato de caso de Ceratopatia por Acanthamoeba.
Resultados
Paciente feminina, 44 anos, portadora de epilepsia. Relata episódio de crise convulsiva com posterior período de sonolência pós-ictal onde acabou esquecendo que estava com lente de contato e assim ficou por 1 semana. Referia episódio de dor intensa em olho direito associado a hiperemia, ardência, cefaléia e calafrios. Apresentava histórico lente de contato de longa data. Ao exame, na admissão apresentava acuidade visual PL em olho direito associada a intensa dificuldade de abertura ocular. PIO 16 mmHg OD. Biomicroscopia em OD apresentava-se com pálpebras edemacidadas 1+/4 opacidade estromal “em anel” paracentral, injeção ciliar 360º sem demais alterações .
Realizada internação hospitalar devido a gravidade do quadro e investigação etiológica assim como a solicitação de exames laboratoriais e sorologias sem alterações. Apesar da suspeita para Acanthamoeba desde o início foi iniciado tratamento com Moxifloxacino colírio, Ceftriaxona, Doxiciclina e lubrificantes sem conservantes enquanto aguardava Microscopia Confocal do Hospital São Paulo. Rapidamente, a paciente realizou o exame e o diagnóstico foi concluído. Desde então, foi estabelecido o tratamento com colírio de Biguanida 0,02% 1/1h com acompanhamento pelo setor de córnea. A paciente vem evoluindo com melhora dos sintomas e da acuidade visual apresentando 20/200 na última consulta assim como melhora do aspecto da lesão com regressão gradativa da posologia.
Conclusões
O uso de lentes de contato é o principal fator de risco da Ceratopatia por Acanthamoeba e desde a popularização do seu uso houve aumento da incidência. O diagnóstico precoce é fundamental devido a severidade da infecção para melhor prognóstico visual assim como o tratamento correto que é prolongado e ainda pouco acessível. É de fundamental importância o conhecimento da patologia para possíveis diagnósticos diferenciais para as causas mais comuns no cotidiano.
Palavras Chave
Acanthamoeba, ceratopatia, protozoários
Arquivos
Área
DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA
Categoria
RESIDENTE OU FELLOW
Instituições
HOSPITAL SANTO AMARO - São Paulo - Brasil
Autores
BERNARDO LANNES VENTURA, ADILSON VILAS BOAS JUNIOR, ANA PAULA FARIAS DE LIMA TAKADA, AFFOU MADI, DIEGO COSTA FREITAS, THAMIRES IESI LIMA